PARFOR/UESPI marca presença no XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste

DSC_0088

Teresina sedia pela segunda vez o EPEN.

A Universidade Estadual do Piauí, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, está apoiando o XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste- EPEN, que está sendo realizado, de 21 a 23 de setembro, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A solenidade de abertura, realizada na noite do dia 20, no Teatro 4 de Setembro,  começou com a execução do Hino Nacional e do Piauí, tocado pelo Quarteto de Cordas.  O Prof. Dr. Raimundo Dutra, Pró-reitor da PREX, e Marivaldo Mendes, Coordenador Geral do PARFOR, prestigiaram o evento, que tem como temática central “Caminhos da pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção cientifica”.

A cidade de Teresina sedia pela segunda vez o encontro, que visa fortalecer a pesquisa e a produção científica na área educacional produzida no Nordeste e no Brasil.  Segundo a Coordenadora Geral do EPEN, Profa. Dr. Maria Vilani Cosme de Carvalho, o encontro envolve todos os pesquisadores da área do Nordeste, sobretudo os que estão vinculados à programas de pós-graduação em educação. No total, foram mais de 500 inscritos, entre professores do ensino superior, alunos de pós-graduação e professores da rede de ensino básica.

DSC_0113

A solenidade de abertura do XIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste reuniu grande público.

Segundo o Pró-reitor da PREX, a pesquisa em educação é uma área que vem crescendo muito no Brasil, e no Nordeste, principalmente com a ampliação dos programas de pós-graduação em educação. Assim, o EPEN torna-se uma oportunidade para difundir a pesquisa produzida na Universidade Estadual do Piauí.

“ Hoje a UESPI  tem muitos discentes de pós-graduação realizando pesquisas na área da educação, bem como  docentes mestres e doutores com trabalhos nesse campo, tanto nos programas de iniciação científica e nos cursos de licenciaturas, por isso a importância de participar de um evento dessa natureza”, disse o Prof. Dr. Raimundo Dutra ao falar da parceria da IES com o EPEN.

DSC_0117

Quarteto de Cordas toca o Hino Nacional e do Piauí.

“Temos muitos alunos do PARFOR que já terminaram a graduação, passaram em especialização e estão fazendo o mestrado. Então a formação é um processo contínuo  e a pesquisa faz parte desse processo”, destaca o Coordenador Geral do PARFOR.

Zilda Tizziana Santos, Coordenadora Local do PARFOR/UESPI de Piripiri e professora substituta da UESPI, deslocou-se do município para participar especialmente do evento.  “A formação inicial e continuada se dá por meio da pesquisa. Então nós, professores formadores do PARFOR e também da UESPI, no  ensino regular, precisamos estar constantemente renovando nossos conhecimentos e construindo novos saberes”, pontua a professora.

DSC_0089

Zilda Tizziana, Coordenadora Local do PARFOR em Piripiri, e Cássio Nunes, apoio técnico da Coordenação Geral do PARFOR, no EPEN.

Nos três dias ocorrerão mesas temáticas, sessões especiais, com diferentes propostas, que  irão debater o tema geral do evento, além dos grupos de trabalho, nos quais os pesquisadores irão apresentar os resultados dos trabalhos produzidos, com o intuito de promover a socialização do conhecimento produzido.

“São mais de 120 conferencistas de todo o Brasil, principalmente do Nordeste, participando das discussões. Teremos também as atividades culturais e no espaço de convivência,  no CCE, tem  a opção de ampliar o debate de uma forma relaxada, com a presença de artistas declamando poesias. E no dia 22 ocorrerá o lançamento de 47  livros de pesquisadores do Nordeste”,  explica a professora Maria Vilani.

DSC_0134

O Prof. Dr. Raimundo Dutra, Pró-reitor da PREX, participa da mesa de honra, no EPEN.

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI