Coordenação Geral do PARFOR participa da inauguração da sede do Serviço de Psicologia da UESPI

A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, realizou a inauguração, dia 12 de setembro, da sede do Serviço de Psicologia  Thais Virginia Sucupira Kampf, que irá oferecer atendimento clínico-psicológico aos servidores, terceirizados, discentes e docentes da UESPI e comunidade.

IMG-20160912-WA0082

Descerramento da placa de inauguração do Serviço de Psicologia Thais Virginia Sucupira Kampf.

O Serviço de Psicologia Thais Virginia Sucupira Kampf tem o objetivo de proporcionar apoio acadêmico e integrar as funções de ensino e estágio, supervisão, extensão e pesquisa com atendimento nas áreas clinicas, escolar, organizacional e saúde.  As instalações recebem o nome da  professora Ma. Thais Virginia Sucupira Kampf, que foi docente efetiva da UESPI e uma das fundadoras do curso de Psicologia da IES.

IMG-20160912-WA0092

A comunidade acadêmica participa da cerimônia de inauguração da sede.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira; do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista;  da Vice-reitora,  Profª Drª. Bárbara Olímpia Ramos de Melo; do Pró-reitor da PREX , Prof. Dr. Raimundo Dutra; da Pró-reitora PREG, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva; do Pró-reitor da PROPLAN, Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa; do Pró-reitor Adjunto da PRAD, Prof. Me. Francisco das Chagas Morais de Moura; do Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes; da coordenadora dos serviços de psicologia da UESPI, Mariane Siqueira; do esposo da professora Thais Virginia Sucupira Kampf¸ Murilo Kampf; da coordenadora do Campus de Parnaíba, Profa. Rosineide Candeia; do coordenador do Campus de Picos, Prof. Evandro Alberto e do presidente do Conselho Regional de Psicologia do Piauí, Eduardo Moita.

IMG-20160912-WA0014

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, discursa na inauguração.

As autoridades presentes realizaram o descerramento da placa de inauguração, reunindo a comunidade acadêmica em frente à nova sede, que fica situada no anexo do Palácio do Pirajá, Campus Torquato Neto.  “A sede se encontra um pouco deslocada do Palácio Pirajá, mas a intensão é de dar um melhor acolhimento a quem vem buscar. Cria uma distância física para se aproximar de quem precisa”, disse o reitor ao se referir à localização do espaço. O Prof. Dr. Nouga Batista falou também que os serviços de psicologia são referência em atendimento, assim como a graduação de Psicologia da IES. “Na semana passada houve a divulgação do  Guia Acadêmico da Editora Abril e novamente o curso de Psicologia pontua como recomentado para se fazer”, frisou.

Mariane Siqueira disse que a conquista do novo espaço foi uma luta árdua. “Em 2014,  implantamos um projeto de plantão psicológico, mas não era um espaço adequado devido as demandas. Em 2016, o professor Raimundo Dutra, sensibilizado com minhas queixas e com a boa realização dos serviços, criou uma comissão  para que a gente pudesse reestruturar todo o serviço. A partir daí esse espaço começou a ser idealizado”, relembra a coordenadora.

IMG-20160912-WA0056

O Pró-reitor da PREX , Prof. Dr. Raimundo Dutra, agradece a todos que contribuíram para construção do projeto.

“Há muito tempo a comunidade acadêmica tinha esse anseio para ter um serviço de psicologia atuante com uma sede. Então, muito mais que comemorar temos que agradecer a todos que participaram e contribuíram para a construção deste projeto”, destacou o Pró-reitor da PREX . O Prof. Dr. Raimundo Dutra disse ainda que mesmo sem a sede os serviços de psicologia já funcionavam de forma efetiva. “Raramente temos uma semana que nossa equipe de psicólogos não esteja no interior, mesmo com todas dificuldades que enfrentamos no dia a dia”.