PARFOR/UESPI do Núcleo Luzilândia inaugura brinquedoteca “Arte de Aprender”

O Núcleo Luzilândia do PARFOR/UESPI organizou uma bonita festa para receber a brinquedoteca “Arte de Aprender”, no dia 31 de agosto. O espaço será utilizado pelas licenciaturas do PARFOR/UESPI, do NEAD e pelos professores da rede pública de ensino municipal e estadual da região.

IMG-20160901-WA0026

A abertura do espaço contou com a participação dos professores orientadores e cursistas, dos supervisoras e coordenadores da rede de ensino estadual e municipal de Luzilândia.

O Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, participou da cerimônia da inauguração, que também contou com a presença da Coordenadora Local PARFOR/UESPI de Luzilândia, Profa. Maria das Graças Monteiro; do Coordenador do Polo Presencial do NEAD de Luzilândia, Leonardo Silva Santos; dos professores orientadores e cursistas do PARFOR/UESPI; dos supervisoras e coordenadores da rede de ensino estadual e municipal de Luzilândia e do secretário municipal de educação da Prefeitura de Madeiro.

IMG-20160901-WA0043

PARFOR/UESPI inaugura a brinquedoteca “Arte de Aprender” no Núcleo Luzilândia.

A cerimonia iniciou com a apresentação cultural dos alunos da Unidade Escolar Bernardo Sabino, localizada no Assentamento dos Palmares. “Nós temos professores em capacitação e formados que são oriundos dessa comunidade”, disse o Prof. Marivaldo Mendes. Os estudantes apresentaram a tradicional dança do Boi de Palmares, que conta a história do Assentamento.

IMG-20160901-WA0035

As crianças da comunidade local e de regiões circunvizinhas participaram da festa.

No Núcleo de Luzilândia são ofertadas licenciaturas pelo PARFOR e NEAD, que atende também os alunos da Universidade Aberta do Brasil da UFPI e do IFPI.

“O espaço é direcionado para que o professor em formação e o professor atuante nas séries do ensino fundamental e educação infantil possa utilizar os recursos metodológicos  disponíveis, e a partir da perspectiva do lúdico desenvolver a leitura, os movimentos motores, a sociabilidade, os conhecimentos na área de geografia,  história, matemática, entre outras”, destacou o Coordenador  Geral do PARFOR/UESPI.

IMG-20160901-WA0050

O Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, discursa na inauguração.

Diversas crianças da comunidade local e de regiões circunvizinhas participaram da festa, e no momento puderam entrar em contato com os brinquedos disponíveis. “No dia observamos a espontaneidade da criança. Elas se sentem bem nesse ambiente, as vezes até por carência ou por não terem esses recursos. Existe uma longa bibliografia que trabalha a questão da educação e do lúdico e muitos TCCs dos alunos do PARFOR e do NEAD fazem pesquisas sobre a importância do  údico no processo de aprendizagem”, disse Prof. Marivaldo Mendes.

O funcionamento da brinquedoteca contará com a parceira das prefeituras dos municípios da região de Luzilândia, seja no deslocamento das crianças das comunidades ou nos Cursos de Extensão de utilização da brinquedoteca para professores da rede de ensino.

IMG-20160901-WA0046

Os estudantes da rede pública de ensino apresentaram a tradicional dança do Boi de Palmares, que conta a história do Assentamento dos Palmares.

Assista a Dança do Boi de Palmares, apresentada pelos alunos da Unidade Escolar Bernardo Sabino, no Assentamento dos Palmares, em Luzilândia-PI.

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI