Tecnologia e ciência. Os temas nortearam os meses de março e abril dos professores cursistas de Uruçuí, Castelo do Piauí e Valença com a oficina “Noções de astronomia para professores da educação básica”. Cerca de 90 alunos, das licenciaturas de Geografia, Pedagogia, Biologia e Física participaram do curso ofertado pelo PARFOR/UESPI.
Segundo o Prof. Werton Costa, Coordenador do Curso de Geografia PARFOR/UESPI, o curso temporário objetivou promover a compreensão da evolução do pensamento astronômico, cosmológico e espacial, ao longo do tempo, de forma lúdica e a partir de projetos didáticos propostos em sala.
“Por meio da astronomia é possível promover o interesse dos alunos pela tecnologia. Assim, a oficina possibilitou aos professores cursista usar o conhecimento adquirido em sala de aula, despertando o interesse dos seus alunos”, contou Werton Costa, também Coordenador da disciplina de Geografia na Oficina de Astronomia.
Foram selecionados docentes de Geografia, Profª Clemilda Bandeira, Prof. Luís Carlos e Profª. Laryssa Sheydder, e de Física, Prof. Tayroni Alves, para ministrarem a oficina, em função do caráter do conhecimento astronômico situar-se na interface das ciências humanas e as exatas.
Os cursistas, que tinham aulas aos finais de semana, aprenderam conceitos básicos, como o desenvolvimento de modelos do sistema planetário e do relógio do Sol, a ideia de movimentos e coordenadas, o manuseio de instrumentos ópticos e software de busca de astros.
Segundo Kerson Rocha, Coordenador do Curso de Física PARFOR/UESPI e da disciplina de Física na oficina, nas aulas práticas foram usados o aplicativo Sky maps para celular e um Kit desenvolvido pela Capes, em conjunto com a USP, UNICAMP e UFRJ. “O kit foi utilizado nas práticas básicas de observação astronômica, para aprender a localizar os astro no céu, as técnicas de identificação e localização”, disse o docente.
“Foi um desafio. Apesar de ser uma temática muito interessante e as vezes nova, mas que faz parte da geografia, da física e está no cotidiano desde o ensino fundamental até o ensino médio, que é o estudo do universo”, disse o Prof Marivaldo Mendes. Segundo o Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, o curso deu certo em todos municípios que foi realizado. “É por isso que nesse segundo semestre estamos reeditando a oficina.”
As Oficinas de Ensino do PARFOR/UESPI acontecem todo semestre e visa promover o aperfeiçoamento dos professores cursistas e professores da educação básica. Podendo também participar a comunidade, se houver a sobra de vagas. Para o segundo semestre de 2016 estão sendo ofertadas diversas oficinas, em 27 Campi e Núcleos da IES.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI