O Plano Nacional de Formação de Professores da Rede de Ensino da Universidade Estadual do Piauí formou, na manhã do dia 30 de agosto, novos professores de Biologia, Educação Física, Matemática e Pedagogia.
A cerimônia de colação de grau em separado ocorreu no Auditório do Pirajá com a presença da Pró-Reitora da PREG, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, que outorgou o grau aos formandos, e da deputada estadual Liziê Coelho.
Os formandos de Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática são oriundos do Núcleo de União, e Pedagogia, do Campos de Teresina. A Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação concedeu o grau aos professores cursista do PARFOR com os outros formandos das graduações convencionais e a distância.
Como mensagem de incentivo a Pró-Reitora disse para os graduados e familiares presentes que os cursos ofertados pela IES são procurados pois colocam profissionais qualificados no mercado. “Aqui nós temos a graduação a distância, o PARFOR, que forma professores em diversas licenciaturas, e a modalidade convencional. Nenhuma dessas formações deixa a desejar. O que a UESPI faz é colocar no mercado profissionais altamente qualificados, cuja confirmação vem com a aprovação em concursos públicos, seleção de mestrado e doutorado.”
A Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva fez menção sobre a importância do resgate da identidade profissional. “Identifique-se como egresso dessa instituição, precisamos resgatar essa identidade. Tenham orgulho em dizer que se formaram pela Universidade Estadual do Piauí.”
“Foi difícil mas deu pra superar”, declara a professora de Biologia, Maria do Socorro Silvia Mascarenhas, de 43 anos. Ela é de União e escolheu a área pois já trabalhava com educação infantil. A professora disse que e se especializar era um grande desejo: “Tinha um grande sonho e consegui”.
Para Francisco das Chagas, os 4 anos de formação em Matemática pelo PARFOR foi um período de muito aprendizado. Ele já trabalha como professor de matemática e resolveu fazer a graduação para adquirir mais conhecimentos. Agora o docente diz está pronto para um novo desafio: “Vou tentar mestrado na instituição.”
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PRFOR/UESPI