Graduações da Universidade Estadual do Piauí, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e o Núcleo de Educação à Distância participaram da IV Feira de Profissões, organizada pela Universidade Federal do Piauí, no dia 26 de agosto, com vários estandes esclarecendo dúvidas sobre as formas de ingresso e cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela IES.
O pró-reitor da PREX, Prof. Dr. Raimundo Dutra; o coordenar Geral do PARFOR/UESPI Porf. Marivaldo Mendes e o Coordenador de Tecnologia da Informação e de Comunicação do Nead, Prof Me. Guilherme Enéas, estiveram na Feira que reuniu também diversos alunos e professores de graduação da UESPI.
Centenas de alunos de escolas públicas e privadas de Teresina se concentraram na estrutura organizada, na Biblioteca Central do Campus Ministro Petrônio Portella, para conhecer mais sobre as carreiras que desejam seguir. A Feira contou ainda com docentes e discentes da UFPI, do Colégio Técnico de Teresina e de faculdades de Teresina.
“O programa ocorre em período especial para professores da rede pública de ensino ou para monitor de graduação que atue em programas como o Mais Educação, Mais Cultura e que estão no Educa Senso da rede de ensino”, explica o Coordenador Geral do PARFOR.
Durante o dia inteiro, os técnicos Cássio Nunes, Laércio de Oliveira e Evanilson de Sousa estiveram no estande do PARFOR esclarecendo dúvidas e falando dos cursos ofertados pelo programa que atualmente está presente em mais de 29 municípios do Piauí, com 98 turmas abertas de licenciaturas, atendendo aproximadamente 2.300 professores cursistas.
“A gente está mostrando como o PARFOR está sendo importante na cadeia de formação dos educadores de todo estado do Piauí. Nós temos jovens que estão com seus pais estudando na instituição, a filha na modalidade regular e a mãe pelo PARFOR”, disse Cássio Nunes.
O NEAD levou também para o evento informações sobre as graduações e pós-graduações que são oferecidas para estudantes, professores e comunidade. “Eles questionaram bastante sobre a diferença entre o curso presencial e a distância. Explicamos como funciona a modalidade que ocorre online. Há pelo menos dois encontros presenciais por mês, que é quando vai ocorrer o contato do professor ou tutor com o aluno, para repassar os assuntos. Esse vai ter que fazer a prova presencial, já as demais atividades são feitas na plataforma online”, detalha o técnico, André Wilson Menezes.
Lucas Costa, de 17 anos, obteve mais informações no estande da UESPI sobre o curso que sonha fazer. “Tenho paixão pela disciplina de Geografia na escola. Gosto da área e quero muito seguir a careira da docência”, disse, confiante, o jovem. Ele, que está no terceiro ano do ensino médio, aprovou o evento. “Achei bem interessante a Feira. É uma forma das pessoas adquirirem conhecimentos dos seus cursos e aqueles que estão em dúvida podem decidir qual curso seguir”.
No estande de Geografia da UESPI, os alunos deram explicações acerca da geografia física que envolve o estudo do clima, das rochas e do relevo. Já no de Agronomia, correu a demonstração de equipamentos de jardinagem, mudas de plantas, explicação dos tipos de solos e sementes mais cultivadas no estado. Os graduandos de Enfermagem demonstraram como ocorre as aulas práticas e teóricas do curso. Os acadêmicos de Turismo trouxeram novidades do turismo local, das disciplinas do curso e as características do turismo dentro do Piauí.
Os estudantes de Espanhol animaram a festa fantasiados a caráter, apresentando coreografia e tocando músicas típicas da cultura latina e espanhola. “O curso de Espanhol da UESPI trabalha a língua ligada à cultura. Os estudantes que passam por aqui questionam se é difícil falar espanhol, e os acadêmicos explicam que eles vão internalizando a língua naturalmente nos 4 anos de duração da graduação”, destaca a Profa Ma. Luciana Libório.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI