PARFOR/UESPI participa da abertura da I Jornada de leitura e literatura que homenageia Assis Brasil

IMG_20160824_094109462

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, discursa na Jornada.

Quando se lê a literatura infantil e juvenil, o que se lê? como se lê? São esses questionamentos que a ‘I Jornada Leitura e Literatura Infantil e Juvenil’, promovida pelo Mestrado Acadêmico de Letras da Universidade Estadual do Piauí, pretende responder nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Auditório do Instituto de Educação Antonino Freire.  O evento discutirá a importância da literatura infantil no processo ensino-aprendizagem, homenageando o escritor Parnaibano Assis Brasil.

A solenidade de abertura, realizada na manhã do dia 24/08, reuniu professores da UESPI e gestores: a Secretária de Educação, Regiane Dias; o Superintendente de Ensino da SEDUC, Prof. Me. Carlos Alberto Pereira Silva; o reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista; a Vice-Reitora,  Profª Drª. Bárbara Olímpia Ramos de Melo; o Pró-Reitor da PROPLAN, Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa; o Pró-Reitor Adjunto da PRAD, Prof. Me. Francisco das Chagas Morais de Moura; o Coordenador de Pesquisa da UESPI, Prof. Dr. Gustavo Gusmão; o Coordenador Geral da Jornada, Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires de Carvalho; a Diretora do Instituo Antonino Freire, a Profa. Gildete Milu; a assessora jurídica Helflida Rocha,  representante da FAPEPI; Prof. Antônio André, representante da CMEI; o Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes; a Diretora do CCHL da UESPI, Profa. Margarete Torres; a Coordenadora do Curso de Letras da UESPI, Profa. Dra. Silvana Calixto, além de alunos de graduação e pós-graduação e professores das redes públicas de ensino municipal e estadual de Teresina.

IMG_20160824_092315588

Gestores, reitores, professores da UESPI, alunos de graduação e pós-graduação participam da ‘I Jornada Leitura e Literatura Infantil e Juvenil’.

Um dos objetivos da Jornada é aprimorar a formação inicial e continuada dos estudantes e profissionais das áreas de Letras e afins. “O processo formativo é relevante, por isso todos devem participar dos eventos que propõem discutir conhecimento, principalmente professores orientadores e cursista que trabalham com a literatura infantil no processo de desenvolvimento  do aluno”, disse o coordenador Geral do PARFOR/UESPI.

O autor piauiense possui mais de 100 obras publicadas, das quais 56 são direcionadas para crianças e adolescentes. Para que a comunidade possa conhecer mais sobre a produção de Assis Brasil, a Jornada contará com uma exposição de todos os livros do escritor.  Desde 1953, quando ele lançou seu primeiro livro “Aventuras no Mar”, até 2013, com a obra “Gato Maluquinho”.

“Ele é o nosso principal escritor de literatura infantil e juvenil. Isso precisa ser reforçado. Os livros do Assis são objeto de extrema importância no processo de formação do leitor. As discussões que ocorrerão nesses dias vão trazer orientações para que os professores possam estar mais qualificados ao adentrar em sala de aula e promover o hábito da leitura”, disse o Prof. Dr. Gustavo Gusmão.

IMG_20160824_094949490

A Secretária de Educação, Regiane Dias, no evento que homenageia o escritor piauiense  Assis Brasil.

O reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, em discurso, falou sobre a função do educador na orientação da leitura. “A Jornada será uma referência nos temas relacionados a literatura dentro da nossa IES. O que estamos fazendo aqui é cuidando das nossas crianças. Não se terá um Brasil com futuro, consistente e cidadão se não cuidarmos bem das nossas crianças e a porta de entrada para o conhecimento  será sempre a leitura”, frisou o reitor.

A Secretária de Educação, Regiane Dias, parabenizou a iniciativa do evento e destacou a parceria da Secretaria de Educação com a Universidade Estadual do Piauí através dos programas de formação continuada, como o PARFOR. A Gestora mencionou ainda a importância de homenagear Assis Brasil. “Eu costumo dizer que devemos homenagear ainda em vida as pessoas que contribuem para o desenvolvimento do nosso estado, que contribuem para elevação cultural do nosso povo.”

Pra discutir a importância da leitura e literatura nestes três dias, a Jornada contará a com a contribuição de importantes pesquisadores de diversas IES brasileiras, como a Profa. Dra. Francigelda Ribeiro (FAI/MA), o Prof. Dr. Helder Pinheiro (UFCG), a Profa. Dra. Frieda Liliana Morales Barco (UEM/Guatemala), a Profa. Dra. Celia Abicalil Belmiro (UFMG/CEALE), a Profa. Dra. Fernanda Maria Abreu Coutinho (UFC), a Profa. Me. Jeanne Sousa e Silva (UEMA), a Profa. Me. Eloilma Carvalho Pires (UEMA), a Profa. Dra. Marly Amarilha (UFRN/CNPq),  a Profa. Dra. Cristiane Dias Costa (UFMA), a Profa. Dra. Vera Teixeira de Aguiar (PUCRS), entre outros.

Veja a Programação completa.

Por Elaine Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI