Com quase 6 mil vagas para 2015, PARFOR/UESPI muda a vida de professores no Piauí

Por André Aureliano e Luícia Ferreira da Ascom/UESPI

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI, está graduando novas turmas em todo o estado. Somente em 2014, vinte e quatro solenidades de colação de grau foram realizadas e mais de 800 professores que já dão aula na educação básica tiveram acesso ao ensino superior. Nossa equipe de reportagem cobriu parte das colações de grau do PARFOR/UESPI nesse fevereiro de 2015 e revela como o programa de aperfeiçoamento de professores tem mudado a base educacional do Piauí por meio da UESPI.

Aluna comemora formatura em Luzilândia. (Foto:Ascom/UESPI)

Em Luzilândia, a cerca de 250 km de Teresina, cidade de 25 mil habitantes, uma noite movimentada. Marcada para as 19h do dia 05 de fevereiro, a solenidade de colação de grau do Curso de Educação Física mobilizou 40 formandos e mais de 300 convidados que compareceram a Associação Atlética Banco do Brasil. O evento reuniu autoridades do município e professores da UESPI, como o reitor Prof. Dr. Nouga Cardoso e o coordenador geral do PARFOR, Prof. Raimundo Dutra.

Os formandos se mostravam emocionados pela conquista da primeira ou segunda licenciatura. Maria dos Santos Costa dos Reis, 44, já formada em Pedagogia e agora Educadora Física, cercada por familiares, comenta a importância do programa em sua formação: “No PARFOR temos a oportunidade de uma excelente qualificação. Os docentes são muito competentes e compromissados. Sugiro aos que ainda não fazem parte do programa que não percam tempo e façam a inscrição logo. Em minha casa, tenho servido de motivação e exemplo para minhas filhas e meus sobrinhos”, afirma.

Solenidade de colação de grau em Luzilândia

“É uma honra para a Administração Superior prestigiar os professores que voltam para a sala de aula e, como alunos, abraçam com afinco o seu aperfeiçoamento. Com o PARFOR/UESPI, nossa universidade reforça o seu papel na formação de qualidade em muitos municípios piauienses”, conclui.

Em Esperantina, cidade da Cachoeira do Urubu e banhada pelo Rio Longá, o PARFOR/UESPI formou mais de 30 professores de Geografia, que agora têm a oportunidade de lecionar com ainda mais qualidade, como afirma o Pró-Reitor de Administração e Recursos Humanos da UESPI, Prof. Raimundo Isídio: “A missão do programa é melhorar a educação básica como um todo. O professor melhor qualificado tem grande repercussão na educação fundamental e em todo o ensino”.

Já em Barras, 72 formandos dos cursos de Educação Física, História e Matemática, participaram da solenidade que ocorreu às 19h do dia 07 de fevereiro no Ginásio Poliesportivo Carlos Augusto Damasceno, marcada pela presença de autoridades e pelo público de 350 convidados. O Secretário de Educação de Barras, Cláudio César, agradeceu o papel da UESPI e a qualificação ofertada pela instituição na cidade.

A professora Célia Maria Leite da Silva, 38, se graduou em História, sua primeira licenciatura, e destacou: “Hoje a UESPI entrega uma profissional qualificada. É um momento de muita felicidade para mim e para os meus familiares”. O coordenador geral do PARFOR/UESPI, Prof. Raimundo Dutra, conta que “a cada município visitado, percebe-se a satisfação estampada no rosto dos alunos” e que “o êxito do programa é a certificação de que tanto a rede pública municipal, quanto a estadual terão a sua disposição professores preparados para o exercício de suas atividades”.

Devido as conquistas já alcançadas, o PARFOR/UESPI chega, em 2015, a cinco novos municípios no Piauí: Beneditinos, Água Branca, Anísio de Abreu, Castelo do Piauí e Buriti dos Lopes. Agora são 30 m novos municípios contemplados e quase seis mil vagas. As pré-inscrições para as novas turmas estão abertas até o próximo dia 13 de março. Para fazer a pré-inscrição, o professor, auxiliar ou monitor deve estar cadastrado no Educacenso e acessar a Plataforma Freire pelo link http://freire.capes.gov.br.

Saiba mais: