Projeto Abrindo as Cortinas encerra oficinas de teatro

O PARFOR/UESPI encerrou, em Barras, o projeto Abrindo as Cortinas: o Teatro como Estratégia de Ensino, com a encenação da peça “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare. Ao todo, cerda de 140 alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI estiveram envolvidos nas atividades nos municípios de Parnaíba, Valença, União e Barras, que foram contemplados com o projeto.

oficina abrindo as cortinas barras - interna

Professoras cursistas de Barras ensaiam trecho da peça “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare. (Foto: Marcos Rangel)

Ao final das atividades, na última terça-feira, 18, os professores cursistas de Barras foram cumprimentados pelo Coordenador Geral do programa, prof. Raimundo Dutra, pela atriz Bid Lima e pela Coordenadora Local do PARFOR/UESPI do município, profa. Marisa Pereira de Alcântara, que exaltou o projeto. “É muito gratificante receber pela primeira vez uma realização de grande porte como essa. Vimos no olho de cada professor cursista o quanto eles ficaram entusiasmados com as atividades”.

Antes da apresentação da peça, Dutra ressaltou a importância de se diversificar as práticas pedagógicas com a exploração de novas estratégias de ensino. O Coordenador Geral do PARFOR/UESPI agradeceu à atriz Bid Lima, coordenadora do projeto, e também a toda equipe que trabalhou no apoio do Abrindo as Cortinas. “Estamos muito felizes por concluir esse trabalho. Em todos os municípios por onde passamos, tivemos uma surpresa, uma forma de criar diferente e uma satisfação maior da nossa equipe em realizar esse trabalho”, disse.

Bid Lima fez questão de agradecer ao programa pela iniciativa e também a todos os participantes dos quatro municípios por onde passou, de setembro a novembro, trabalhando o teatro com professores da educação básica. “Cada município nos deu experiências diferentes e, pra mim, é muito bom poder me reaproximar da sala de aula depois de um tempo distante e realizar essa permuta com os cursistas. Para mim, o projeto foi um grande aprendizado. Agradeço muito à toda equipe do PARFOR e a UESPI por essa oportunidade”, declarou a atriz, que foi homenageada pelos alunos com um arranjo de flores após a encenação da peça em Barras.

Como resultado final do projeto, um livro com textos dos participantes sobre suas experiências nas oficinas e um vídeo institucional com o registro das práticas teatrais trabalhadas serão editados e distribuídos para instituições de ensino de todo o Piauí e do Brasil onde o PARFOR tem atuação. O objetivo é disseminar novas possibilidades de estratégia de ensino para professores da educação básica. Os dois produtos serão lançados no dia 04 de dezembro, durante o I Seminário sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI que acontecerá no campus Poeta Torquato Neto da UESPI em Teresina.