Nova gestão do PARFOR visita munícipios de atuação do programa

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI, iniciou o ano letivo e abriu novas turmas em novos municípios do estado. Com oferta de cursos já em 29 municípios, em 2016 o PARFOR chegou as cidades de Anísio de Abreu, Água Branca, Beneditinos e Castelo do Piauí.

Programa do governo federal, mantido pelo Ministério da Educação e gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR/UESPI é executado pelas instituições de ensino superior, no Piauí o programa até este ano, irá formar mais de 3 mil alunos.

Em 2016 a Coordenação Geraldo PARFOR recebeu o novo coordenador, Profº Esp. Marivaldo de Oliveira Mendes, que durante os meses de Janeiro e Fevereiro realizou diversas visitas junto com os coordenadores de curso aos munícipios de atuação do PARFOR, com o objetivo de aproximar a gestão geral das municipais para garantir uma gestão compartilhada com um alto grau de qualidade no campo da formação de professores.

Para o novo Coordenador Geral, o desafio é garantir que o programa continue com êxito e qualidade nos 29 municípios onde já atua, ” Apesar da uma nova gestão, em nenhum momento iremos quebrar o desenrolar do processo de construção pedagógica que já vem sendo utilizado em anos anteriores. Eu já fazia parte da equipe como assessor financeiro e agora continuamos a apoiar todas as atividades junto a nossa coordenação adjunta”.

IMG-20160121-WA0057

Coordenador de Letras Espanhol Demócrito Lins, Coordenador Geral do Parfor Marivaldo Mendes e Coordenador de Geografia Werton Costa em visita ao munícipio de José de Freitas.

Sobre as visitas às Coordenações Locais, o novo Coordenador Geral, Profº Esp. Marivaldo de Oliveira Mendes, frisou que o sucesso do programa se dá pela interação e sintonia entre a IES, coordenações locais, prefeituras e nossos alunos. Sobre as novas diretrizes afirma que: ” As nossas diretrizes estão voltadas para perspectiva de organizar e planejar as atividades sejam elas de ensino ou de extensão, de forma que se consiga através do tripé ensino, pesquisa e extensão  garantir que a formação desses novos professores em nível superior na sua área de atuação, garantindo com excelência melhoria na uma educação de todo o estado do Piauí”.

IMG-20160121-WA0136

Coordenador Geral do PARFOR/UESPI Marivaldo Mendes em visita ao município de Picos.