Alunos de Letras Português do PARFOR realizam “I Sarau Literário Vozes do Piauí”

A literatura tão pouco popular no Piauí, passa na maioria das vezes despercebida aos olhos piauienses pela falta de reconhecimento de nossos poetas, diante disso os acadêmicos de Letras/Português do PARFOR do município de Paulistana, decidiram realizar o “I Sarau Literário Vozes do Piauí” com o objetivo de compreender a formação literária piauiense a fim de gerar uma consciência literária e cultural acerca do nosso estado.

Durante o evento foram declamadas poesias desde os primórdios da literatura piauiense como Ovídio Saraiva, até as vertentes modernas e contemporâneas como Torquato Neto, Francisco Miguel Moura entre outros. As obras foram escolhidas pelos próprios alunos que sob a orientação do Professor Leandro Cézar recitaram poesias, fizeram paródias e apresentaram músicos e compositores da região, valorizando a cultura local.

aluna1

Aluna declamando poesia durante Sarau Literário no município de Paulistana.

Para o Professor orientador Leandro Cézar, o Sarau Literário teve como propósito expor as belas obras literárias piauiense, valorizando as produções regionais, ” Temos conhecimento de que o Piauí possui muitos autores bons que mereciam destaque no cenário da Literatura Brasileira, no entanto, cabe a nós piauienses compreender e valorizar nossa cultura e disseminá-la a fim de colocar nossa arte literária no patamar que ela merece”, afirmou Leandro.

De acordo a Coordenadora do curso de Letras Português, Ermínia Maria do Nascimento, o Sarau Literário é um evento de grande importância dentro do contexto acadêmico, ” Pela sua relevância e pelo envolvimento doas alunos e professores o Sarau Literário termina se tornando uma atividade prazerosa, que desperta o interesse, o conhecimento e a valorização da literatura piauiense, além de despertar talentos culturais”.

alunos

Alunos do curso de Letras Português durante Sarau Literário.