O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI realizou na cidade de Parnaíba na quinta-feira(4) a colação de grau da turma de Licenciatura em Geografia “Jean Carlos Costa Soares”. O evento aconteceu no Campus Alexandre Alves – UESPI com a presença dos formandos, amigos e familiares.
É o sonho de muitos alunos conquistar a graduação, mas o sonho foi bem mais especial para o seu Mário, que aos 65 anos conquista sua terceira graduação. Regada de emoção a colação de grau teve seus holofotes virados para seu Mário, em discurso o Pró-Reitor Adjunto de Administração e Recursos Humanos, professor Me. Francisco das Chagas Morais de Moura saldou de forma especial seu Mário, e ressaltou o valor do geógrafo para a sociedade “se a gente parar para analisar todas as atribuições que cabem ao geógrafo ficaríamos espantados, tenho certeza de não estar sendo audacioso ao falar que o geografo pode ser no futuro a salvação do mundo, pois eles estudam para explicar o mundo em si, desde os primórdios, clima, localização, vegetação, o que vocês pensarem podem atribuir ao trabalho do geografo, então valorizem hoje essa formação que vocês estão recebendo, disse o Pró – Reitor aos novos formandos.
O Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Profº Esp. Marivaldo de Oliveira Mendes, ressaltou a importância de adquirir a graduação, “Durante todo esse período que vocês passaram na Universidade, a cada semestre vocês foram adquirindo cada vez mais conhecimento que aliados hoje a prática que vocês tinham, vocês estão dotados de habilidades que irão garantir a prática docente de qualidade que cada um de vocês irá partir de hoje desempenhar na sala de aula não só do município de Parnaíba mas de todo o estado do Piauí.
Seu Mário o “formando da noite” já era professor da rede estadual de ensino e possuía graduação em Teologia e História, adquirindo agora sua terceira graduação, ele afirma que não foi fácil: ” muitas vezes pensei em desistir, mas os meus próprios companheiros me impulsionavam a prosseguir, e acabei virando referência de que nunca se pode parar de estudar e o PARFOR veio como a oportunidade para eu conquistar mais uma graduação”, finalizou.