PARFOR/UESPI forma mais cem professores no Piauí

Missão cumprida. Em cada rosto emocionado – alguns chorando, outros sorrindo – percebia-se esta sensação estampada. A sensação de concluir a árdua labuta de conquistar, merecidamente, seu diploma de licenciado. Alunos e alunas dos cursos de Licenciatura em Letras/Inglês e Licenciatura em História (Canto do Buriti), Licenciatura em Educação Física (Uruçuí) e Licenciatura em Física (Barras) do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI concluíam seus cursos e uma etapa de suas vidas.

E o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, por meio da Universidade Estadual do Piauí, se orgulha em garantir a cada uma destas pessoas o acesso a uma educação superior de qualidade.

O Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX, Profº Dr. Raimundo Dutra de Araujo, presidiu as colações de grau do cursos de Licenciatura em Letras/Inglês e Licenciatura em História no município de Canto do Buriti, e do curso de Licenciatura em Física, no município de Barras. Aos professores recém-formados, falou: “Carreguem sempre com vocês o orgulho e a alegria de terem cursado sua graduação numa Universidade que é a universidade que está mais próxima do povo deste estado, que mais contribui em ensino de nível superior para o desenvolvimento do Piauí”.

O Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Profº Dr. Raimundo Dutra, fala aos formados de Canto do Buriti.

Já em Uruçuí, o PARFOR/UESPI formava a turma de Licenciatura em Educação Física. Presidindo a colação de grau dos formandos deste município, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação – PREG, disse: “Vocês estão se formando no curso mais visado da Universidade. Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Educação Física é o curso mais concorrido, superando, inclusive, cursos tradicionais de grandes concorrências”.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profª Dra. Ailma dos Santos Nascimento, cola o grau da turma de Licenciatura em Educação Física, no município de Uruçuí.

O Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Profº Marivaldo de Oliveira Mendes, falou sobre esta etapa que finda e a nova que se inicia na vida dos novos professores: “Hoje é um dia de muita felicidade, porque uma etapa foi concluída na nossa vida. E ao longo de toda essa trajetória, várias ideias foram construídas. Neste momento convido a cada um de vocês a buscar sempre o conhecimento e multiplica-lo”.

O Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Profº Esp. Marivaldo de Oliveira Mendes, em Barras, parabeniza os formados em Física.

O formado em Educação Física no município de Uruçuí, Ronaldo Nunes Duarte, falou de sua alegria e planos a partir de agora: “Esse é o curso que eu sempre quis cursar, e que venho tentando desde 2000, mas nunca havia conseguido. Graças ao PARFOR/UESPI, consegui realizar este sonho. É um curso que vem acrescentar à minha vida pois vai me ajudar a me especializar em outras áreas que eu gostaria, como Educação Física Adaptada, mas não conseguia por falta de um curso em Licenciatura. O PARFOR/UESPI foi uma experiência maravilhosa e, agora formado, tenho uma sensação de alívio e alegria”.

O Formado Ronaldo Nunes Duarte e sua família.

O PARFOR/UESPI formou, nestes três municípios, 100 Professores. Em Canto do Buriti colaram grau alunos dos cursos de Licenciatura em História e Licenciatura em Letras/Inglês; em Uruçuí, Licenciatura em Educação Física; e no município de Barras, Licenciatura em Física. O Programa estará formando, neste ano de 2016, cerca de 2 mil alunos.