Membros do Forprof-PI estudam distribuição de 17 novas turmas do PARFOR no Piauí

A professora Msc. Elilian Basílio e Silva, coordenadora geral do PARFOR/UESPI, e a professora Msc. Joquebede Dias dos Santos, coordenadora adjunta do PARFOR/UESPI, participaram da reunião com os membros do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Piauí (Forprof-PI) com o objetivo de estudar a distribuição de novas turmas de licenciaturas para formação de professores da educação básica no estado, dia 05/06.

A professora Msc. Elilian Basílio e Silva, coordenadora geral do PARFOR/UESPI, e a professora Msc. Joquebede Dias dos Santos, coordenadora adjunta do PARFOR/UESPI, participam da reunião com gestores da UFPI e SEDUC .

Na reunião, a coordenação geral do PARFOR/UESPI discutiu com os representantes das instituições de ensino superior e Secretaria de Educação do Estado o novo edital (Nº 19/2018 do PARFOR) publicado pela CAPES, no último dia 25 de maio, que abriu oferta de 150 turmas especiais de licenciaturas para todo o Brasil.

O Piauí foi contemplado com 17 turmas nos cursos de Biologia, Educação Física, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática e Pedagogia que serão distribuídas entre as instituições de ensino superior. “Estamos preocupados em fazer com que o PARFOR chegue a regiões mais difíceis. Por isso nesse momento estamos tentando articular para que os professores de diferentes municípios fiquem em uma turma na região onde a demanda foi maior”, disse Elilian Basílio.

O processo seletivo começou no ano passado com a realização das pré-inscrições na nova Plataforma Freire. Na oportunidade, os professores em serviço nas redes públicas de ensino atualizaram seus dados e realizaram a solicitação da vaga nos cursos ofertados pela CAPES, com a ajuda das coordenações locais do PARFOR e das secretarias de educação de cada município.

Membros do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Piauí (Forprof-PI) estudam a distribuição de novas turmas de licenciaturas para formação de professores da educação básica.

A coordenadora do PARFOR/UESPI  destaca que o próximo passo é apresentar a proposta das turmas e o projeto pedagógico dos cursos para ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. “A CAPES mandou para cada instituição quais cursos tiveram inscrições validadas. Estamos fazendo a filtragem e calculando onde será mais viável formar turmas buscando agregar outros municípios de modo a garantir toda a estrutura física para que as aulas ocorram de forma tranquila”, disse ela.

 

 

 

Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR

 

Adicionar a favoritos link permanente.