Coordenadora Geral do PARFOR participa de reunião com coordenação da CAPES

A coordenadora geral do PARFOR/UESPI, professora Msc. Elilian Basílio e Silva, se apresentou para a coordenação da CAPES durante a reunião com a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, que aconteceu em Brasília, dia 29 de maio. No encontro foram discutidas as ações que o programa tem realizado e a importância do mesmo na formação de professores do estado.

“A nossa visita foi além de apresentar a nova gestão do PARFOR e NEAD (Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí). Na reunião reiteramos nosso compromisso junto à CAPES de oferecer formação de professores com qualidade. Apresentamos ainda um conjunto de ações que estamos desenvolvendo”, disse  Elilian Basílio.

Coordenações do PARFOR e NEAD se apresentam para a coordenação da CAPES.

Outro ponto discutido foi o processo seletivo de professor para atuar no PARFOR. “Deixei uma cópia dos nossos editais informando sobre o quadro de vagas dos professores, o período em que ocorre a execução das disciplinas, o cadastro de reserva, entre outros. Deixamos claro que estamos preocupados em manter a transparência e a lisura dos seletivos e atentos para os pré-requisitos exigidos pela CAPES”, destaca a coordenadora geral.

A professora Drª Izabel Lima Pessoa, Coordenado Geral da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, falou na reunião que a CAPES tem dado  assistência a todo Brasil e entende que formar professores de qualidade é garantir o desenvolvimento intelectual dos professores, da educação, da comunidade e da região. “Ela solicitou que  as instituições mantenham laços estreitos com as secretarias de educação, que a gente tenha essa preocupação de fazer com que o PARFOR chegue a regiões mais difíceis de acesso”, pontou Elilian.

Segundo a coordenadora, a CAPES quer receber as propostas do novo edital para formação de turmas do PARFOR no Piauí (Edital N 19/2018 PARFOR, de 25 de maio de 2018).  Elilian Basílio destacou ainda que a DEB  quer saber como Universidade Estadual do Piauí  irá articular com as outras instituições de ensino superior, com as prefeituras e secretarias para distribuição e formação de novas turmas de licenciaturas em todo estado. “Precisamos fazer esse estudo para garantir os espaços, estrutura física para as turmas e para os professores que estão em municípios distantes”, disse ela.

Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR