UESPI, UFPI e IFPI dialogam sobre a distribuição de novas turmas do PARFOR no Piauí

No dia 14 de junho, foi realizada  reunião com os coordenadores dos PARFOR das instituições de ensino superior do Piauí com o objetivo de estudar como ocorrerá a distribuição de 17 novas turmas de licenciatura, conforme o edital publicado pela CAPES (Edital Nº 19/2018 do PARFOR de 25 de maio de 2018), que abriu oferta de 150 turmas especiais para todo o Brasil. O encontro aconteceu na pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Estadual do Piauí.

Coordenadores dos PARFOR das IES discutem a distribuição das turmas de licenciatura do PARFOR.

Participaram do diálogo o pró-reitor da PREG, professor Dr. Pedro Antônio Soares Júnior, a professora Msc. Elilian Basílio e Silva, coordenadora geral do PARFOR/UESPI, a professora Msc. Joquebede Dias dos Santos, coordenadora adjunta do PARFOR/UESPI, o professor Dr. Pitágoras Pinheiro de Carvalho, coordenador do curso de Matemática do PARFOR/UESPI, a professora Msc. Maria da Glória Duarte Ferro, coordenadora geral do PARFOR/UFPI, e o professor Dr. Francisco José Borges dos Santos, coordenador geral do PARFOR/IFPI.

O PARFOR/UESPI concorrerá a novas turmas obedecendo às normas do edital lançado pela CAPES. O Piauí foi contemplado com 17 turmas nos cursos de Biologia, Educação Física, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática e Pedagogia que serão distribuídas entre as instituições.

Em um primeiro encontro, dia 05/06, a UESPI promoveu uma reunião com os membros do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Piauí-FORPROF-PI, no Instituto de Educação Antonino Freire. “Começamos a planejar como faríamos para concorrer de igual para igual tentando contemplar os municípios mais carentes de cursos”, destaca a professora Elilian Basílio.

No encontro com os coordenadores do PARFOR foi definido como será a distribuição. “Foi um diálogo tranquilo com os coordenadores da UFPI e IFPI de modo que as três instituições contemplarão os cursos ofertados na demanda enviada pela CAPES. Fizemos com sucesso um mapeamento dos lugares que tiveram as inscrições dos docentes validadas”, disse a coordenadora geral do PARFOR/UESPI.

A reunião com os coordenadores dos PARFOR do Piauí foi realizada na pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Estadual do Piauí.

O próximo passo é lançar a Proposta Pedagógica dos Cursos do PARFOR/UESPI no sistema eletrônico (sisCapes) para ser aprovada pela CAPES. O processo seletivo começou no ano passado com a realização das pré-inscrições na nova Plataforma Freire. Na oportunidade, os professores em serviço na rede pública atualizaram seus dados e realizaram a solicitação da vaga nos cursos ofertados com a ajuda das coordenações locais do PARFOR/UESPI e das secretarias de educação de cada município.

A coordenação geral do PARFOR/UESPI pensou no mapeamento e na distribuição das turmas para favorecer o máximo de município com inscrição validada. “Nós tivemos um alto índice de inscrição deferida pela CAPES. Essas inscrições estão concentradas em alguns polos e para que nenhum desses municípios ficasse descoberto, traçamos uma estratégia que tanto a UESPI quando UFPI e IFPI irão concorrer de forma justa”, destaca Joquebede Dias.

A primeira etapa foi concluída com a distribuição dos cursos e municípios para as três instituições que oferecem graduação para professores da rede pública. “Decidimos quem vai oferecer, qual curso e em qual município”, certifica a coordenadora geral do PARFOR/UESPI.

Na segunda etapa, a coordenação geral do PARFOR/UESPI irá preparar as propostas pedagógicas dos cursos para serem aprovadas. “Teremos que reunir uma série de documentação que estava desatualizada. Na proposta informaremos sobre o índice geral da universidade e os conceitos dos cursos que nós teremos. Um trabalho intenso que será feito em conjunto com os coordenadores de curso”, explica Elilian.

Na proposta que será enviada para a CAPES constará ainda como serão selecionados os docentes. “Será uma proposta pedagógica que evite evasão. Vamos traçar, mapear e garantir os espaços para o funcionamento dessas turmas obedecendo ao período de férias dos docentes para que eles mantenham a qualidade das suas práticas”, informa a professora Elilian Basílio.

O PARFOR está desde 2010 na UESPI com o intuito de fomentar educação superior, gratuita e de qualidade através da oferta de turmas de primeira e segunda licenciatura para professores em exercício na rede pública da educação básica.  O Programa contribui para o alcance da meta 15 do Plano Nacional de Educação.

Assessoria do PARFOR/UESPI