Em Seminário de Arte e Educação, cursistas demonstram as diversas formas de artes dentro do cotidiano escolar

O I Seminário de Arte e Educação, que aconteceu em São João do Piauí, reuniu os cursistas de Pedagogia em uma experiência educacional para demonstrar as diversas formas de artes dentro do cotidiano escolar. O trabalho foi resultante da disciplina de Arte e Educação, ministrada pelo professor Msc. Edjôfre Coelho de Oliveira, no período de 18 a 24 de janeiro.

IMG_1514

Turma de e Pedagogia no I Seminário de Arte e Educação, que aconteceu em São João do Piauí.

No conteúdo programático, os graduandos criaram recursos educativos em oficinas, como móbiles e quadro temáticos e painéis de jornais. “Foi uma bela experiência que objetivou demonstrar em diversas formas como a arte está inserida dentro do cotidiano escolar e como pode ser explorada para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem”, disse o professor Edjôfre Coelho.

A disciplina possibilitou integrar atividades lúdicas e artísticas para o ensino de outras disciplinas. “Todos os recursos da disciplina foram desenvolvidos em sala de aula.  O objetivo principal foi compreender como as aulas de artes podem contribuir para as demais disciplinas e facilitar o processo de aprendizagem das crianças, uma vez que a abordagem lúdica sempre é mais prazerosa e envolvente”, relata o coordenador do seminário.

IMG_1616

Cursistas desenvolvem atividades na disciplina de Arte e Educação.

Nas atividades propostas pelo Seminário de Arte e Educação, as crianças das escolas da comunidade participaram das atividades elaboradas pelos cursistas.   Assistiram ao filme Procurando Dory e participaram de uma roda de conversa sobre o filme com fantoches. Por fim, os alunos apresentaram para as crianças o musical Os Saltimbancos.

IMG_0895

“O fantoche, por sua vez, é um excelente recurso pedagógico porque anima e aguça a atenção da criança. É uma forma de aproximar as crianças da situação de aprendizagem e ganhar a confiança e a atenção dela. Como o fantoche normalmente é bem colorido e feito a partir de personagens do cotidiano da criança, há uma ligação direta e positiva com o que está sendo apresentado”, destaca o professor.

IMG_1466

O orientador do seminário fala da importância da arte na Educação Infantil pelo motivo de aproximar-se do cotidiano das crianças e, assim, facilitar o ensino. “Quando a criança é apresentada a alguma atividade por meio da arte, a probabilidade que aprenda com mais facilidade é muito grande, uma vez que o prazer e a satisfação estarão imbricados na situação pedagógica”, declara.

IMG_0451

Crianças da comunidade assistem ao filme Procurando Dory.

“Aprender arte é muito significativo para nossa formação. O professor Edjofre inspirou-se nos jornais e na reflexão que fazer arte também é comunicação. Ele movimentou toda a turma numa grande viagem na arte com a educação. Utilizamos  imagens, gravuras, músicas e até cinema em ação, e a criançada fez toda animação”, disse a pedagoga Percina Santos.

IMG_3346

IMG_4654