Os resultados da pesquisa realizada pelos alunos da turma de Educação Física do PARFOR de José de Freitas-PI foram revelados para comunidade local na ‘Exposição sobre Desenvolvimento Motor: Uma Observação em Crianças da Educação Infantil’, dia 17/01. O trabalho aconteceu na disciplina de Aprendizagem Motora, sob a orientação do Prof. Francisco Evaldo Orsano.
As habilidades motoras testadas ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças, especialmente da educação infantil, período considerando a base do desenvolvimento humano. No evento, foi enfatizado também a importância do profissional em Educação Física nos anos iniciais de formação da criança, onde mostra-se peça fundamental para ajudar no desenvolvimento de tais habilidades.
No projeto proposto, os alunos cursistas de educação física deveriam realizar testes voltados à aprendizagem motora, executando atividades que trabalhassem a motricidade fina e grossa com crianças de 3 e 5 anos da região.
“Para que os testes fossem realizados os pais foram contactados antes. Eles autorizaram a participação das crianças. Todas da comunidade”, Francisco Evaldo Orsano.
Na execução do trabalho foram destinadas 8 crianças para cada grupo de cursistas. “Com relação aos testes aplicados, foram divididas 8 crianças para cada habilidade. Após a aplicação dos testes, cada grupo fez um relatório de prática, em que deveriam analisar os resultados e fazer um comparativo sobre o que a literatura fala com relação ao assunto”, disse a cursista Tatiana Duarte do Nascimento.
Segundo o professor, os cursistas aceitaram o desafio e realizaram a prática com entusiasmo. “O projeto foi bem aceito pelos alunos que puderam fazer a relação teoria e prática. Fato este bastante importante na vida acadêmica”, afirma. O docente explica que o objetivo da atividade foi fazer um comparativo entre tais habilidades com as crianças das referidas faixas etárias, verificando se existiam diferenças em seus desempenhos.
A exposição dos resultados foi realizada através de gráficos, álbuns seriados e imagens. “O importante era mostrar para a comunidade a importância de serem trabalhadas tais habilidades com as crianças”, ressalta o educador.
A exposição foi avaliada por professores, gestores e autoridades do município. “Realizar essa atividade foi de grande importância, porque conseguimos verificar que muitas crianças possuem dificuldades na aprendizagem e que essa dificuldade pode estar relacionada às habilidades motoras. Uma criança que não consegui segurar um lápis precisa que a coordenação motora fina seja trabalhada”, explica a professor que cursa a segunda licenciatura em Educação Física.
Os testes aprendidos na prática serão levados pelos cursistas para escolas que trabalham. “Eu, como professora de Educação Física, irei levar esses testes e assim verificar qual habilidade motora meu aluno precisa ser mais trabalhada, tendo em vista que o bom desenvolvimento das habilidades motoras ajudam no desenvolvimento por completo da criança”, finaliza a cursista que já possui graduação em Ciência Biológicas.
Ela ressaltar a importância do profissional em Educação Física nos anos iniciais do aluno. “Este profissional, tendo conhecimento, consegue trabalhar tais habilidades de forma correta e específica”, destaca.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI