Exposição mostra resultado de pesquisa sobre aprendizagem motora em crianças da educação infantil

Os resultados da pesquisa realizada pelos alunos da turma de Educação Física do PARFOR de José de Freitas-PI foram revelados para comunidade local na ‘Exposição sobre Desenvolvimento Motor: Uma Observação em Crianças da Educação Infantil’, dia 17/01. O trabalho aconteceu na disciplina de Aprendizagem Motora, sob a orientação do Prof. Francisco Evaldo Orsano.

WhatsApp Image 2018-01-17 at 10.15.10

As habilidades motoras testadas ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças, especialmente da educação infantil, período considerando a base do desenvolvimento humano. No evento, foi enfatizado também a importância do profissional em Educação Física nos anos iniciais de formação da criança, onde mostra-se peça fundamental para ajudar no desenvolvimento de tais habilidades.

WhatsApp Image 2018-01-17 at 10.14.59

No projeto proposto, os alunos cursistas de educação física deveriam realizar testes voltados à aprendizagem  motora, executando atividades que trabalhassem a motricidade fina e grossa com crianças de 3 e 5 anos da região.

WhatsApp Image 2018-01-17 at 10.14.56

“Para que os testes fossem realizados os pais foram contactados antes. Eles autorizaram a participação das crianças. Todas da comunidade”, Francisco Evaldo Orsano.

Na execução do trabalho foram destinadas 8 crianças para cada grupo de cursistas. “Com relação aos testes aplicados, foram divididas 8 crianças para cada habilidade. Após a aplicação dos testes, cada grupo fez um relatório de prática, em que deveriam analisar os resultados e fazer um comparativo sobre o que a literatura fala com relação ao assunto”, disse a cursista Tatiana Duarte do Nascimento.

Segundo o professor, os cursistas aceitaram o desafio e realizaram a prática com entusiasmo.  “O projeto foi bem aceito pelos alunos que puderam fazer a relação teoria e prática. Fato este bastante importante na vida acadêmica”, afirma. O docente explica que o objetivo da atividade foi fazer um comparativo entre tais habilidades com as crianças das referidas faixas etárias, verificando se existiam diferenças em seus desempenhos.

WhatsApp Image 2018-01-17 at 10.14.48

A exposição dos resultados foi realizada através de gráficos, álbuns seriados e imagens. “O importante era mostrar para a comunidade a importância de serem trabalhadas tais habilidades com as crianças”, ressalta o educador.

A exposição foi avaliada por professores, gestores e autoridades  do município. “Realizar essa atividade foi de grande importância, porque conseguimos verificar que muitas crianças possuem dificuldades na aprendizagem e que essa dificuldade pode estar relacionada às habilidades motoras. Uma criança que não consegui segurar um lápis precisa que a coordenação motora fina seja trabalhada”, explica a professor que cursa a segunda licenciatura em Educação Física.

WhatsApp Image 2018-01-17 at 10.14.52

Os testes aprendidos na prática serão levados pelos cursistas para escolas que trabalham. “Eu, como professora de Educação Física, irei levar esses testes e assim verificar qual habilidade motora meu aluno precisa ser mais trabalhada, tendo em vista que o bom desenvolvimento das habilidades motoras ajudam no desenvolvimento por completo da criança”, finaliza a cursista que já possui graduação em Ciência Biológicas.

WhatsApp Image 2018-01-17 at 08.54.57

Ela ressaltar a importância do profissional em Educação Física nos anos iniciais do aluno. “Este profissional, tendo conhecimento, consegue trabalhar tais habilidades de forma correta e específica”, destaca.

WhatsApp Image 2018-01-17 at 08.54.50

WhatsApp Image 2018-01-17 at 08.54.55