Turma de Letras/Português produz material midiático para uso pedagógica

Um desafio para os cursistas de Letras/Português de Canto do Buriti: produzir material midiático com o intuito de sugerir projetos de intervenção pedagógica. O público-alvo era os próprios professores da educação e estudantes da redes públicas de ensino da cidade. A disciplina de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação exigiu uma dedicação maior dos docentes que não possuíam tanta familiaridade com as ferramentas tecnológicas. Como resultado, os materiais produzidos serão utilizados nas escolas em que atuam.

WhatsApp Image 2018-01-16 at 11.52.29

Cursistas de Letras/Português de Canto do Buriti.

Segundo a professora Msc. Brígida Barbosa Costa, ministrante da disciplina, a matéria objetivou discutir as possibilidades de uso das TIC no ambiente escolar, demostrando suas contribuições para o desenvolvimento da competência comunicativa de alunos da educação básica.

WhatsApp Image 2018-01-16 at 11.51.56 (1)

Professores mostram o resultado das produções.

Com o avanço tecnológico, as ferramentas midiáticas estão cada vez mais presentes no dia a dia. Para a docente de letras, a tecnologia aliada ao ensino pode promover situações reais de interação pelo uso da língua (oral e escrita), de modo a refletir seus diferentes contextos de uso.

WhatsApp Image 2018-01-16 at 11.51.55 (1)

Cursistas durante a apresentação do trabalho.

“O professor leigo no uso das Tecnologia da Informação e  Comunicação nunca será substituído pela tecnologia, mas o será, sim, pelo professor que bem as utilizar”, confessa a docente. Ela orienta que o professor de línguas se capacite constantemente para o trabalho com essas ferramentas que complementem o processo ensino-aprendizagem para atender às transformações sociais.

WhatsApp Image 2018-01-16 at 11.50.46 (1)

Grupo responsável pela criação do blog.

Prática com a tecnologia

A partir das teorias discutida em sala de aula, os acadêmicos produziram material pedagógico midiático em oficinas de grupo. A turma de 20 alunos foi dividida em grupos e produziu um blog, um spot e um vídeo utilizando celulares, computadores, softwares, aplicativos, sites, internet, material impresso, entre outros.

WhatsApp Image 2018-01-16 at 11.50.09 (1)

Cursistas durante a criação do blog.

O grupo de rádio criou um spot – áudio com locução simples e efeitos sonoros- que teria a finalidade de divulgar nas escolas a Olimpíada de Língua Portuguesa para motivar os alunos a participarem. “A peça de rádio tem um texto rápido com o objetivo de ficar circulando na cabeça dos ouvintes. Se a escola não tiver rádio, esse spot pode rodar no computador da escola, basta colocar uma caixa amplificadora no pátio da escola”, disse a professora Brígida Barbosa.

WhatsApp Image 2018-01-16 at 11.49.28 (1)

Editando spot com áudio de voz e música por meio de software.

Os cursistas que ficaram com a ferramenta visual produziram um dicionário de Libras-Português. O vídeo pode ser utilizado em momentos de formação de professores e no período regular com alunos surdos e ouvintes. “Esse campo semântico foi utilizado porque é um recurso imediato”, argumenta Brígida Barbosa.

WhatsApp Image 2018-01-16 at 11.48.29 (1)

Cursistas usam na montagem do spot utilizam computadores, celulares e programas.

O último grupo criou um blog para divulgar informações do curso de Letras/Português. A ideia é repassar a ferramenta para outras turmas que virão, e assim estar divulgado as disciplinas, horários, calendários, informações sobre a área de conhecimento.

A cursista Andreia da Silva falou que a disciplina proporcionou o aprendizado de novas técnicas para serem trabalhadas em sala de aula.  “Oficina foi muito legal, principalmente pelo fato das novas experiências e técnicas que podemos levar para a sala de aula de forma a trabalhar conteúdos rotineiros com mais interação e de maneira bastante prazerosa. As TIC também nos dá uma ampla variedade de opções para pesquisas relacionadas ao conteúdo abordado”, declara.

oficina de vídeo - pesquisando e treinando sinais de materiais escolares em LIBRAS

Cursistas discutem sobre a criação do vídeo dicionário de Libras-Português.

Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI