Sonhos realizados: PARFOR/UESPI entrega diploma para professores em Teresina, José de Freitas, Uruçuí e Anísio de Abreu

De 2010 até dezembro de 2017, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí–PARFOR/UESPI terá habilitado cerca de 4.000 professores em cursos de primeira e segunda licenciatura. Em dezembro, vez foi da capital Teresina, dos municípios de José de Freitas, Uruçuí e Anísio de Abreu receberem docentes formados em suas áreas específicas de atuação. Agora não existem barreiras, poderão compor o quadro funcional das redes de ensino das cidades e de regiões vizinhas.

IMG_20171212_103509835

Solenidade de Colação de Grau em separado realizada em Teresina.

“Vocês devem ter muita perseverança. Esse momento não é o final, é o começo de uma nova caminhada. Que a gente possa vê-los novamente na especialização do PARFOR”, disse o coordenador geral do PARFOR, Marivaldo de Oliveira Mendes, na cerimônia de colação de grau em separado, realizada em Teresina, dia 12/12, no Auditório do Palácio Pirajá, sobre a oferta de especialização para os professores da educação básica, em 2018.

IMG_20171212_104039806

O coordenador Local do PARFOR/UESPI de Teresina e diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, que faleceu no começo de julho desse ano, professor Marcello Atta Farias, de 47 anos, foi homenageado na solenidade.  “Ele deveria estar aqui. Aquele que acompanhou vocês por muito tempo”, disse o professor Dr. Cezimar Gomes da Silva, atual coordenador local em Teresina.

IMG_20171212_104822850

“Lembrem-se sempre da figura que estaria aqui abraçando e sorrindo com vocês por essa longa jornada de sucesso, que seria o professor Marcelo Atta”, falou a professora Dra. Ailma do Nascimento Silva, Pró-reitora PREG, que outorgou o grau para os docentes.

A Pró-reitora destacou o poder transformador do professor na formação de cidadãos. “Nós temos uma ferramenta em mãos de transformar essa sociedade. Somos privilegiados”, frisou a pró-reitora.

A turma de Pedagogia formanda era composta por professores de Coivaras, Altos, Alagoinha do Piauí, Regeneração, São Francisco do Maranhão e Parnarama. Celiene Nascimento Lima, 32 anos, oriunda da cidade maranhense de Parnarama, escolheu Teresina para estudar o curso que sempre foi um sonho. “Sempre tive vontade de cursar Pedagogia mas não tive oportunidade na minha cidade. Graças a Deus fui contemplada”.

Ela ministra aulas em Matões, município maranhense situado a 24 Km de sua cidade natal. “O curso de Pedagogia me ajudou a trabalhar com os alunos de 1º ao 5º ano, coisa que o curso anterior de História não havia me possibilitado”, comemora ela ao receber o grau.

Um divisor de águas

Familiares, amigos e moradores da cidade de José de Freitas e das regiões vizinhas receberam 41 novos professores de Letras/Espanhol e Pedagogia, dia 12/12, em uma bonita cerimônia de colação de grau. A solenidade contou com a presença do deputado João de Deus.

DSCN3156

Mesa de honra na solenidade de formatura, em José de Freitas.

O coordenador local de José de Freitas, professor Tiago Pereira Gomes, disse que os cursistas formandos são professores experientes, fator que contribuiu para o sucesso na conclusão do curso. “São alunos que tiveram dificuldades que todos têm quando precisam conciliar trabalho, estudos e obrigações domésticas. Mas isso não impediu de alcançarem o sucesso”, destacou o coordenador.

DSCN3164

Professores de Espanhol homenageados na noite.

Segundo Tiago Pereira Gomes, as turmas formandas são compostas por professores da capital Teresina, Barras, Boa Hora e da zona rural do município de José de Freitas. Todos desempenhando funções em sala de aula e na gestão escolar. “Turmas unidas e bastante comprometidas”, disse ele.

DSCN3166

Turma de Espanhol cola grau em José de Freitas.

Além da dedicação, o fator preponderante para conclusão do curso de licenciatura foi o estimulo provocado diariamente pelos professores do PARFOR, segundo a formanda Cleonice Maria da Costa. “Nós éramos estimulados o tempo todo”, enfatiza ela que escolheu a docência por falta de opção, mas depois “descobri que não queria fazer outra coisa da minha vida a não ser dar aulas”, garante.

DSCN3146

Colação de grau em separado no município de José de Freitas.

Os 20 anos dedicados à docência foram transformados com a segunda licenciatura em Pedagogia.  “O PARFOR foi um divisor de águas. Foi um programa único e que ajudou bastante. A Pedagogia trouxe uma outra visão pra gente, passamos a ver a pessoa de uma forma diferente. Pedagogicamente falando, foi uma virada na minha profissão”, diz ela que no passado atualizava-se somente com os cursos ofertados em semanas pedagógicas do município.

DSCN3171

A prática em sala de aula, a análise e escolha do livro didático foram detalhes pontuais que mudara após a conclusão da licenciatura. “Eu passei a ver com outros olhos. Nós fazíamos a análise do livro didático de uma forma e o PARFOR nos ensinou de outra, que é a correta!”, diz com firmeza na voz.

DSCN3191

A formação pelo PARFOR é uma oportunidade para aqueles que buscam mais qualificação e uma ponte para os docentes que procuram mudanças em suas carreiras.  A professora de Português Joseane Mendes Ferreira, de 34 anos, mestre em educação, agarrou a chance de mudar um pouco e se dedicar a sua paixão pelas línguas.

DSCN3205

“Eu sempre gostei de línguas estrangeiras. Através do estágio eu tive a oportunidade de mudar um pouco mais a minha prática, porque trabalhar com línguas estrangeira em sala de aula é outra coisa. A partir da modalidade do PARFOR, da proposta que o programa oferece, que é voltada para quem está em sala de aula, eu pude me aperfeiçoar melhor”, esclarece ela que pretende fazer mestrado, agora, em Espanhol.

DSCN3212

“Mesmo que não seja a primeira licenciatura é sempre uma nova busca. O compromisso, a dedicação, a competência que tiveram, porque sabemos que o compromisso de uma educação superior passa por muitos desafios e muitas conquistas. A educação transforma, não só de uma forma interior, mas exterior ”, disse para os formandos o Pró-Reitor de Administração e Recursos Humanos, Prof. Msc. Raimundo Isídio de Sousa.

DSCN3223

Profª Ma. Osmarina Oliveira da Silva Pires entrega diploma para formanda.

Prazer de lecionar

“Com essa segunda graduação a gente pode descobrir o verdadeiro significado de dar aulas de História”, é o que relata a formanda Girlande Borges de Sousa Santos, de 39 anos, na solenidade de colação de grau, realizada em Uruçuí, no dia 13/12.

DSCN3291

A professora ministra aulas de Português, História, Geografia e Ciências há 17 anos, o curso de licenciatura pelo PARFOR significou a aquisição de mais conhecimento. “Foi possível adquirir bastante conhecimento. Nós professores tínhamos uma visão de matéria decorativa e percebermos que não é assim, relata.

DSCN3284

No dia, a cidade era contemplada também com professores habilitados em Física. A formação dos docentes era muito festejada, pois os novos profissionais irão suprir a carência na região. “Agora a cidade tem 7 professores de física formados e capacitados”, comemora a física Ana Neia Rocha Nunes.

DSCN3299

“Apesar da curta duração do curso de segunda licenciatura – 2 anos – , os esforços, para conciliar estudos com trabalho, valeram a pena'”, é o que diz a professora de física. “Tivemos laboratório, estágio e os professores trouxeram pra gente várias ideias. A Física é complicada para repassarmos e os alunos não gostam de física. Então, temos que procurar uma forma didática para que eles possam refletir sobre sua prática e não baixar o rendimento escolar”, confessa.

DSCN3329

A Pró-reitora Ailma do Nascimento Silva entrega diploma.

“Mesmo para quem já tem uma licenciatura, cada experiência de vida é uma nova oportunidade. As pessoas que devem ser lembradas aqui são os familiares de vocês que foram fundamentais nessa caminhada. Essa conquista vocês devem a eles”, disse  para os formandos a Coordenadora Adjunta, Profª Drª. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista.

DSCN3330

a Coordenadora Adjunta, Profª Drª. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, entrega diploma.

A Pró-reitora Ailma do Nascimento Silva comentou, em seu discurso, sobre a importância e papel da IES na educação.  “Falar em uma outorga de grau é muito gratificante. Em um país que não tem educação como prioridade, a UESPI semestral e anualmente coloca profissionais no mercado de trabalho da educação. A UESPI está presente em 224 municípios desse estado e está fazendo uma diferença no desenvolvimento do Piauí. Faz, sim, a diferença no crescimento pessoal de cada um que passa por essa instituição”.

DSCN3339

A cidade de Anísio de Abreu, também comemorou a chegada de mais professores de Matemática na colação de grau que aconteceu dia 15/12. A professora homenageada da turma, Vitória Fernando Camilo da Silva, relatou como foi o período de aprendizagem dos cursistas. “Ministrei aulas durante um ano com a disciplina de TCC. A disciplina de conclusão de curso é bastante complexa e eles evoluíram muito. Todos trabalhos realizados tinham um cunho de intervenção dentro das escolas que eles ministram aulas para trazer resoluções de problemas matemáticos, como por exemplo, na questão de deficiências, nas operações básicas,  a importância da história da matemática dentro do ensino médio. Foram trabalhos ótimos”, avalia.

DSCN3442

Turma de formandos em Matemática, em Anísio de Abreu.

“É muito gratificante para nós professores, que temos a Matemática como nossa vida, ver mais formandos podendo atuar no mercado de trabalho e fazendo com que a Matemática seja sua vida também”, comemora a docente homenageada.

DSCN3386

Quem faz da Matemática sua vida é a bela professora Rosymaria Soares dos Santos, de 29 anos. Ela tem apenas 6 anos de experiência com cálculos matemáticos e a formação pela PARFOR trouxe a segurança que precisava para seguir sua carreira adiante. “É minha paixão. É isso que eu gosto e quero. O curso acrescentou conhecimento e metodologia pra sala de aula. Hoje quando vejo matemática fico imaginando aquele conteúdo em sala de aula. Já vi muita diferença no aprendizado dos meus alunos, pretendo agora tentar mestrado na UESPI”, planeja.

DSCN3419

DSCN3424

Veja mais fotos:

José de Freitas

DSCN3125

DSCN3157

DSCN3171

DSCN3186

DSCN3227

DSCN3230

DSCN3239

DSCN3257

DSCN3255

DSCN3252

Uruçuí

DSCN3280

DSCN3281

DSCN3289

DSCN3309

DSCN3295

DSCN3338

DSCN3340

DSCN3342

DSCN3344

Anísio de Abreu

DSCN3384

DSCN3391

DSCN3393

DSCN3396

DSCN3404

DSCN3390

DSCN3420

DSCN3426

DSCN3431

 

 

Por Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI

Adicionar a favoritos link permanente.