É HOJE! SERPARFOR destaca as atuais reformas políticas educacionais brasileiras

Durante o III Seminário Estadual sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI, especialistas, gestores, professores e estudantes estarão reunidos para discutir sobre a formação de docentes diante das atuais reformas políticas educacionais brasileiras que vêm provocando intensos debates entre a comunidade acadêmica, profissionais da educação e lideranças políticas e da sociedade civil. O SERPARFOR será realizado nos dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2017, nas dependências do Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF) e  do Campus Torquato Neto (UESPI).

O evento é promovido pela Coordenação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí- PARFOR/UESPI, com o apoio da Pró-reitoria de Ensino e Graduação-PREG/UESPI, e tem como tema central “A Formação de Professores no Contexto das Reformas Políticas Educacionais Brasileiras”.

A abertura do seminário acontece dia 30, às 15:30h, no Auditório do ISEAF, e contará com a presença de autoridades, gestores e profissionais da educação. Dentre os convidados está o Diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Dr. Marcelo Câmara dos Santos, que proferirá a conferência de abertura “Políticas Públicas para formação de professores no Brasil: a atuação da CAPES no contexto das reformas educacionais”.

O Seminário pretende receber cerca de 400 professores da educação básica e alunos de graduação. “Nós, professores e profissionais da educação, precisamos saber qual é a realidade, qual é o contexto em que as mudanças ocorrem e como elas podem atingir nossa profissão. As temáticas que serão discutidas no seminário têm tido uma repercussão muito grande. Precisamos debater isso a fundo, pois as mudanças afetam os professores que terão que lidar com essa nova realidade”, destaca o prof. Marivaldo Mendes, Coordenador Geral do PARFOR/UESPI.

A programação conta com palestras, conferências, mesas-redondas, relatos de experiências, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos com o objetivo de provocar discussões relevantes para o entendimento das questões que permeiam a formação de professores no Piauí e Brasil. “O SERPARFOR está em sua terceira edição. Esse ano vamos discutir as reformas políticas educacionais brasileiras, enfatizando a questão da reforma do ensino médio e a base nacional curricular.  São reformas que vão implicar diretamente na atuação do professor em sala de aula”, afirma a Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, profa. Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é um programa federal que objetiva qualificar os professores da educação básica em exercício, que não possuem formação de nível superior ou que ministram disciplinas diferentes da sua formação. O programa está presente em 27 municípios e capital do Piauí, desenvolvendo turmas em 8 áreas de conhecimento específico.

 

BANNER FACEBOOK

Por Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI

Adicionar a favoritos link permanente.