III SERPARFOR: Seminário reúne docentes e discentes para discutir formação de professores e práticas pedagógicas

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí realizou o III Seminário Estadual sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI-SERPARFOR, nos dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2017, no Instituto Superior de Educação Antonino Freire-ISEAF e nas dependências do Campus Torquato Neto, em Teresina-PI.  O evento debateu temáticas relevantes no campo da educação, como a reforma do ensino médio, gênero na escola, programas de formação de professores, práticas pedagógicas, entre outros.

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Mesa de honra na solenidade de abertura.

O SERPARFOR desse ano teve como tema central a “Formação de Professores no Contexto das Reformas Políticas Educacionais Brasileiras” e recebeu professores cursistas de quase todo Piauí. Participaram também do evento estudantes das licenciaturas da graduação regular e a distância, professores do ensino superior, professores em exercício da educação básica e profissionais da educação.

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Coral da UESPI canta “Teresina” na abertura do III SERPARFOR.

Na solenidade de abertura, o prof. Marivaldo de Oliveira Mendes, Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, destacou a produção acadêmica dos professores cursistas. “Hoje começaremos o III SERPARFOR, com isso objetivamos trazer debates sobre questões importantes. Será também um espaço para divulgação da produção científica e das atividades de extensão que foram realizadas ao longo desse ano pelos nossos professores.”

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O prof. Marivaldo de Oliveira Mendes, Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, fala na abertura.

Autoridades, gestores e profissionais da educação participaram da abertura do evento: o Prof. Msc.  Carlos Alberto Pereira da Silva, Superintendente da SEDUC-PI; a Profª Drª. Bárbara Olímpia Ramos de Melo, Vice-reitora; o Prof. Dr. Raimundo Dutra, Pró-reitor da PREX; a Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, Pró-reitora da PREG; a Profa. Dra. Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote, Pró-reitora Adjunta da PREG, a Profa Gildete Milú da Silva Sousa,  Diretora do ISEAF, o Prof. Dr. Francisco José Borges dos Santos, Coordenador Geral do PARFOR/IFPI, a Profª Msc. Maria da Glória Duarte Ferro Silva,  Coordenadora Geral PARFOR/UFPI e a Profa. Dra. Francisca Marta Magalhães de Brito, Coordenadora Geral PARFOR/UFMA.

O pró-reitor da PREX, Prof. Dr. Raimundo Dutra, disse que o diálogo sobre formação de docentes é pertinente e está relacionado com a melhoria da educação básica. “Tratar sobre a formação de professores é cada vez mais preciso, porque cada vez mais são necessárias ações na educação básica que possam melhorar o cotidiano das escolas e o trabalho docente, e que possam também elevar os índices de aprendizagem dos que estão na educação básica.”

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O pró-reitor da PREX, Prof. Dr. Raimundo Dutra, disse que o diálogo sobre formação de docentes é pertinente.

Em sua terceira edição, o SERPARFOR discutiu as atuais reformas políticas educacionais brasileiras. “São reformas que vão implicar diretamente na atuação do professor em sala de aula”, afirma a Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, profa. Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista.

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O diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Dr. Marcelo Câmara dos Santos, proferiu a conferência de abertura “Políticas Públicas para formação de professores no Brasil: a atuação da CAPES no contexto das reformas educacionais”.

“Considero que o PARFOR é um dos programas de maior alcance social. Ele pega exatamente aquele que precisa desse aperfeiçoamento. É muito complicado para o professor que passa o dia todo dando aula. Quando é que ele vai estudar? O PARFOR estimula o professor a buscar mais conhecimento. Quando a gente pensa na parceria com as universidades públicas, isso é fundamental. São essas instituições que têm capilaridade. Elas chegam em todos os rincões”, disse o diretor.

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O Diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Dr. Marcelo Câmara dos Santos.

Atualmente, o PARFOR/UESPI está presente em 27 municípios piauienses, ofertando licenciaturas em 8 áreas específicas. Desde 2010, já formou mais 3000 profissionais. “Vemos a importância desse programa no Piauí quando observamos os relatos de experiências dos que até então não tinham oportunidades no ensino superior. E aí podemos refletir sobre o programa, sobre a qualificação. Esse é realmente um espaço de discussão de formação de professores”, relatou a Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, Pró-reitora PREG.

O evento foi uma oportunidade para alimentar o currículo e se atualizar. Cursistas de Campo Maior, Altos, Barras, Esperantina, Pedro II, São João do Piauí, Curimatá, Corrente, Castelo do Piauí, Alto Longá, Piracuruca, Buriti dos Lopes, Altos, Piripiri, Riacho Frio, Oeiras, Picos, União, Beneditinos, Miguel Alves e Porto do Piauí se deslocaram até Teresina para apresentar suas produções científicas. O professor Cristiano Próspero, de Avelino Lopes, levou o trabalho sobre a língua espanhola, resultado de uma prática pedagógica aplicada em sala de aula. “Foram desenvolvidas técnicas de aprendizagem de gramática com a turma do primeiro ano do ensino médio. Eles aprenderam a língua muito bem”, conta o cursista de Espanhol.

Estudantes dos cursos de licenciaturas de outras instituições também levaram suas produções para o Seminário. O graduando do oitavo período de Letras/Inglês, Rodrigo Mesquita, da cidade Chapadinha, no Maranhão, disse que seu trabalho surgiu durante o período de estágio. “Nosso trabalho é sobre a didática de ensino da língua inglesa. No período de estágio percebemos que os professores e os alunos estavam desmotivados e apresentamos para eles novos tipos de metodologias de ensino, como o uso de músicas e filmes para o ensino da língua”, explica.

No SERPARFOR ocorreu ainda muita prática com a realização dos minicursos. Professores e alunos de graduação participaram dos minicursos sobre direitos humanos, cultura, línguas, metodologia de ensino, primeiros socorros na educação, formação de professores, reformas da política educacional, cartografia, cinema e literatura.

Debates 

No dia 31/08, a mesa-redonda intitulada “Questão de Gênero na Escola” reuniu o médico especialista Daniel Augusto Mori Gagliotti, a advogada Msc. Sinara Gumieri Vieira e a médica Dra. Andrea Cronemberger Rufino para um debate sobre gênero, sexualidade, educação e formação de professores.

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“Falar de gênero é extremamente importante para pensarmos como nos colocamos na vida como homens e mulheres. A partir da reflexão, desmitificamos o tema”, disse a pesquisadora Andrea Rufino.   O médico Daniel Augusto destaca que o professor deve estar atento para o comportamento das crianças e adolescentes. “A escola é uma extensão da casa e a criança pode se sentir muito acolhida, o que é um fator importante para se ter uma boa saúde mental. Mas é na escola que crianças e adolescentes podem ser discriminados ao passar por situações de bullying e violência. Cabe aos professores estarem atentos para isso”, falou.

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O Prof. Marivaldo de Oliveira Mendes, Coordenador Geral PARFOR/UESPI, a Profª Msc. Maria da Glória Duarte Ferro Silva, Coordenadora PARFOR/UFPI, e a Prof ª Dra Francisca Marta Magalhães de Brito, Ex-Coordenadora PARFOR/IFPI, contribuíram na mesa-redonda “Repercussões do PARFOR na formação de professores da Educação Básica no Brasil e no Piauí”. Na manhã do dia 31, aconteceram os debates sobre formação de professores, cursos de licenciaturas na UESPI e as novas políticas públicas da educação, com a Profa. Msc. Elilian Basílio, Coordenadora Geral do PIBID/UESPI; Profa. Dra. Rosângela Pereira de Sousa, Coordenadora Pedagógica dos cursos de Pós-graduação do NEAD e o Prof. Msc. Cláudio José de Araújo Silva, Coordenador do curso de Pedagogia da UESPI, Campus Clóvis Moura.

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A tarde iniciou com a mesa-redonda “Educação Básica e formação de professores: contexto, discursos e práticas”, com os representantes das redes de ensino estadual e municipal, Profa Gildete Milú da Silva Sousa, Diretora do ISEAF, e o Prof Patrick Wilson Soares Sales, representante da UNDIME.

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O Prof. Dr. Raimundo Dutra, Pró-reitor da PREX, comandou a conferência de encerramento do III SERPARFOR,  com a palestra “Prática docente na formação do professor da Educação Básica: do estágio supervisionado à sala de aula”, dia 01/09.

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Por Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação do PARFORUESPI

 

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