O II Congresso Internacional de Ensino de Espanhol no Brasil, em Amarante, promovido pelo Núcleo de Estudos Hispânicos (NUEHIS) da Universidade Estadual do Piauí, será realizado nos dias 5, 6, 7 e 8 de julho. O congresso é uma continuação dos eventos ocorridos em Teresina, em junho, com o objetivo de propor discussões sobre ensino hispânico, literatura e práticas docentes.
Na programação acontecerá palestras, minicursos, oficinas e debates com a realização do III Colóquio do Núcleo de Estudos Hispânicos, do II Seminário de práticas docentes do PARFOR/UESPI de Amarante e do I Simpósio Internacional de Crítica Literária (PPGEL/UFPI).
Florentino Inácio, coordenador do PARFOR de Amarante e colaborador do II Congresso Internacional, afirma que o evento é de grande importância para a comunidade acadêmica de Amarante que não pode participar do Congresso, em Teresina.
A professora do PARFOR, criadora e organizadora do evento, Dra. Margareth Torres de Alencar Costa, ministrará oficinas nos dias 5 e 6. Segundo ela, o congresso é uma oportunidade para refletir sobre os caminhos que a Língua Esapnhola está tomando na educação do Brasil.
A organização do evento espera receber professores, pesquisadores e alunos da graduação regular, PARFOR e NEAD e de outras instituições. As inscrições podem ser feitas no Núcleo da UESPI de Amarante, 30 vagas são destinadas para alunos da UESPI e 20, para o público externo.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI