O esporte é uma importante ferramenta e está entre as principais atividades desenvolvidas pelos professores nas aulas práticas, discutir novas proposta para tornar a prática interessante e motivadora é um desafio constante para os educadores. Com esse intuito, a oficina “O ensino dos jogos pré-desportivos na escola” foi realizada nos meses de maio e junho, em 9 polos do PARFOR/UESPI.
Os cursistas graduandos de Educação Física de Água Branca, Anísio de Abreu, Beneditinos, Fronteiras, Oeiras, Paulistana, Piracuruca, São João do Piauí e União participaram da oficina que teve muita demanda, segundo a professora Ma. Aurinice Sampaio Irene Monte, coordenadora da oficina e do Curso de Educação Física do PARFOR. “Eles vêm isso como coadjuvante na graduação, por isso a oficina foi direcionando para que os professores tenham mais sugestões de práticas”, disse ela.
Dentre as atividades trabalhadas, a oficina proporcionou a criação de jogos recreativos que abrangem os domínios cognitivos, afetivo e motor do aluno, além de contemplar as habilidades básicas, técnicas e táticas de cada esporte como futsal, handebol, voleibol, basquetebol, futebol e atletismo.
A professora Otaciane Torres da Silva, uma das ministrantes da oficina, afirma que o principal objetivo das atividades foi oportunizar vivências e práticas de jogos e brincadeiras, com o intuito de enriquecer a prática pedagógica.
“A receptividade foi ótima. Acredito que conseguimos despertar nos alunos a preocupação com o planejamento e as diversas possibilidades motoras possíveis na prática pedagógica do professor de educação física”, finaliza a professora ministrante.
VEJA MAIS FOTOS:
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação do PAROFR/UESPI