Cursistas do PARFOR apresentam pesquisa sobre obesidade em escolas da rede pública

A obesidade é considerada uma epidemia mundial. Esse mal afeta crianças e adolescentes, na atualidade, independe de classe social.  Buscando levar a discussão do tema para a realidade local, as cursistas do curso de Educação Física do PARFOR/UESPI apresentaram pesquisa no XI Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física, que ocorreu entre o período de 26 a 29 de abril de 2017, na Universidade Federal do Piauí.

As cursistas, Maria Aparecida Rocha, Erinalda Abreu Vieira, Rosilene Rodrigues Santos e Sorais Palhares Luz, residem na cidade de Teresina e cursam a licenciatura no município de Fronteiras, apresentaram no evento o pôster “Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Escolares da Rede Pública do Município de Teresina, Piauí”.

Maria Aparecida Rocha disse que a ideia do trabalho partiu com o objetivo inicial de investigar o perfil nutricional dos escolares da rede pública. Segundo a pesquisadora, buscou-se  traçar um perfil epidemiológico que aponte as necessidades de políticas públicas para o problema em questão”, destaca ela.

O professor de Educação Física André Luís Rodrigues Santos orientou o trabalho das acadêmicas e considerou a pesquisa relevante para o entendimento da problemática. “Foi apresentado no maior congresso de Educação Física do Piauí, um evento de porte internacional. O trabalho foi bem amplo com a coleta da composição corporal das crianças das escolas do município de Teresina”, disse ele.

Na pesquisa, as estudantes retiraram uma amostra significativa, coletaram dados da massa corporal e estatura e calcularam os índices de massa corporal de 823 crianças, de ambos os gêneros, de 6 a 9 anos e 11 meses de idade, matriculadas em cinco escolas públicas da zona norte de Teresina.

O orientador destaca em sua fala o êxito do trabalho realizado. “Foi quase um trabalho epidemiológico. Dos 76 trabalhos apresentados no evento, apensas 26 foram aprovados. O nosso estava entre eles e tivemos o artigo publicado no Boletim Internacional da FIEPI”, disse, orgulhoso, o orientador.

Os dados obtidos apontam uma prevalência de excesso de peso em 18% da amostragem, sendo sobrepeso e obesidade de 10% e 8%, respectivamente. Isso demonstra que os resultados estão abaixo da média nacional, de acordo com o dados do IBGE(2010). Entretanto, a pesquisa revelou que o número de escolares abaixo do peso e muito abaixo do peso é de 11% e 4%, respectivamente, ficando o percentual acima da média nacional (IBGE 2010).

“Nossas crianças estão acima da média nacional para subnutrição. Porém, ambos os resultados apontam grandes números tanto para crianças acima do peso quanto para crianças abaixo do peso. Com os resultados podemos dizer que há um indicativo de que essas crianças estão abaixo do peso”, conclui a estudante. Ela completa dizendo que a pesquisa pode direcionar intervenções  a serem feitas pelos profissionais de saúde e pelo serviço público.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a prática de atividades físicas diária por crianças e adolescentes são essenciais para prevenir ou minimizar a obesidade na fase adulta. “A atividade física na infância contribuí para a conscientização da importância que ela é atribuída na nossa vida e com isso diminuir a prevalência do sedentarismo, sem falar nos benefícios preventivos das doenças crônicos degenerativos”, destaca a cursista.

IMG-20170503-WA0009

Orientadas e orientador apresentam pesquisa sobre obesidade.

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI