Dois dias de intensas discussões sobre os cursos de licenciaturas, a formação do professor, o ensino, a pesquisa e a educação básica. Foi o que aconteceu no I Fórum das Licenciaturas da UESPI, nos dias 11 e 12 de maio, no auditório do Instituto de Educação Antonino Freire (ISEAF). O tema central “Licenciatura: diálogos sobre o processo de formação docente e as perspectiva de inserção” reuniu pró-reitores, coordenadores e diretores da IES, professores e estudantes do PARFOR, NEAD e da graduação regular e professores da educação básica em palestras, mesas redondas e grupos de discussão.
O Fórum foi promovido pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação -PREG, com o apoio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR/UESPI. A mesa de abertura do evento contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Piauí, prof. Dr. Nouga Cardoso Batista; da vice-reitora, Profª Drª. Bárbara Olímpia Ramos de Melo; do pró-reitor da PREX, Prof. Dr. Raimundo Dutra; da pró-reitora da PREG, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva; da pró-reitora adjunta da PREG, Profa. Dra. Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote; do pró-reitor da PRAD, Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa; da pró-reitora adjunta da PRAD, Profª Rosineide Candeia de Araújo; do Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof Esp. Marivaldo de Oliveira Mendes e da Profª Msc. Lidenora de Araújo Cunha Morais.
Na abertura, a Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, falou sobre a importância da discussão sobre os caminhos dos cursos de licenciaturas ofertados pela instituição. “Uma instituição que ao longo dos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 ofertou ao Sistema de Seleção Unificada 9.080 vagas para os cursos de licenciaturas, só no regime presencial. Isso ratifica a necessidade da universidade ter na sua agenda do dia a preocupação constante em discutir a construção de uma identidade profissional”, disse.
“A nossa preocupação é formar cidadãos comprometidos com a educação, com a docência e com a evolução da educação básica e do ensino superior”, destacou o Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista em seu discurso de abertura.
Segundo a pró-reitora adjunta da PREG, Profª Eliene Pierote, o Fórum das Licenciaturas nasceu de um processo amplo de discussões a cerca das licenciaturas, desde a entrada do aluno no curso, até a evasão, o processo seletivo, a formação acadêmica, entre outros.
“Essa proposta consta no PDI de 2020 (Programa de Desenvolvimento Institucional da Universidade). A gente está atendendo uma das metas. Além disso, provocar esse diálogo sobre a formação, inclusive sobre a perspectiva de inserção do aluno no mercado de trabalho com os programas que a UESPI tem, como o PARFOR, o PIBD, o PET , que estão voltados para a docência”, conta Eliene Pierote.
“Todos os cursos que o PARFOR oferta são de licenciaturas. Esse é um momento de discussão com os nossos coordenadores locais e de curso. A gente precisa fortalecer, principalmente no momento atual que temos muita matéria, como a questão do ensino médio, a base da educação básica referente aos conteúdos, a questão da formação dos professores, a nossa perspectiva diante dessas mudanças que estão ocorrendo no Brasil”, comentou o professor Marivaldo de Oliveira Mendes, Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, finalizando ao falar sobre a importância de “amadurecer e reivindicar mudanças para o desenvolvimento da educação.”
A palestra de abertura do evento, “A formação do licenciado: para que/quem está sendo formado?”, foi comandada pela Profa. Dra. Ana Maria Iorio Dias, docente da Universidade Federal do Ceará. A palestrante falou que o evento é um momento relevante de socialização, de experiências, de conhecimento, de diálogos sobre a formação docente.
Segundo Ana Maria Iorio, é necessário falar sobre o cenário da universidade, sobre a perspectiva da formação de professores formadores de formadores, sobre professor de licenciatura e o seu destino dentro das universidades e das licenciaturas após o advento das diretrizes curriculares para formação de professores da educação básica. “A gente precisa fortalecer o coletivo para pedir mudanças”, comenta ela.
Estágio Supervisionado e TCC
Os coordenadores do PARFOR contribuíram para a construção do I Fórum das Licenciaturas da UESPI participando de mesas e de grupos de discussão. A Profa Msc. Osmarina de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia do PARFOR/UESPI, palestrou na mesa redonda intitulada “Estágio Supervisionado: como anda esse componente curricular?”.
O momento contou com a participação da professora de história Dra Viviane Pedrazani, da professora Dra Emanuela Moreira Maciel (IFPI), e teve a Profa Dra Lidenora de Araújo Cunha Morais como mediadora da mesa.
A professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, foi mediadora da mesa redonda “TCC: Ponto de encontro do ensino com a pesquisa”, no dia 11, e coordenou o grupo de trabalho “Trabalho de Conclusão de Curso-TCC”, dia 12.
“A mesa objetivou discutir a importância da pesquisa na interface com o ensino. O ensino não pode estar desvinculado de um trabalho de pesquisa na formação de um professor”, destacou a coordenadora. A mesa redonda foi o ponto inicial para as discussões sobre as dificuldades enfrentadas nos cursos da UESPI.
“Identificamos três aspectos: do discente, do docente e do processo de redação do TCC. A partir do levantamento dessas dificuldades sintetizadas, apontamos proposições e sugestões para a superação, mesmo que a médio e longo prazo.”, explica professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI