A Coordenação Geral do PARFOR/UESPI se reuniu com os coordenadores de curso e com os coordenadores locais no Encontro Pedagógico do PARFOR 2017.1 para tratar das demandas relacionadas ao Programa. O encontro ocorreu dentro das atividades realizadas no I Fórum das Licenciaturas da UESPI, que contou com a participação dos cursistas, professores e coordenadores, nos dias 11 e 12 de maio.
O Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof Esp. Marivaldo de Oliveira Mendes e a professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, dialogou com os coordenadores presentes durante toda manhã do dia 11. “Foi um momento que todos coordenadores se apresentaram, muitos não se conheciam. Todas reuniões pedagógicas irão acontecer agora em Teresina”, informou o coordenador sobre a mudança.”
“Aproveitamos o Fórum para fazer nosso encontro. Um momento que os coordenadores tiveram para socializar as demanda de cada coordenação e dos cursos de licenciaturas”, disse a professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista.
Dentre as pautas do dia estavam o desenvolvimento dos componentes curriculares, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2017, estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso, práticas pedagógicas interdisciplinares, avaliação do período 2016.2 e a orientação para o período letivo 2017.1.
“Como o encerramento do período letivo acontece agora, com a defesa de TCC, pedimos para eles relatassem as dificuldades que tiveram, situações de dificuldades com alunos e professores para que pudéssemos ajudar e encontrar alternativas para que não aconteça novamente”, disse a Coordenadora Adjunta.
Outros pontos colocados na reunião foram a frequência dos cursistas, a assiduidade dos professores, a entrega de plano de curso, a entrega de caderno pedagógico, o relatório de disciplina e a avaliação docente. “Todos elementos que compõem o período letivo”, disse ela.
O ENADE 2017, que ocorrerá dia 26 de novembro, também foi pauta do dia, pois o ano letivo terá muitos concluintes dos cursos de primeira e segunda licenciatura. “O PARFOR também participa do ENADE. Começamos a preparar os coordenadores, pois eles estão à frente para fazer a coleta dos dados dos alunos e cadastrá-los no sistema. Somos uma modalidade de formação de professores, ofertamos licenciaturas e temos a mesma característica e importância que os outros cursos regulares têm.”, falou a professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista.
“Todos os alunos das turmas de segunda licenciatura são concludentes e os alunos da turma de primeira, que vão para o sétimo período, já terão computado 80% da carga horária total. Por esse motivo eles estão aptos a fazer o ENADE”, avisa a Coordenadora.
Durante a reunião, a Coordenação Geral do PARFOR solicitou que os coordenadores acompanhe de forma integral a realização das práticas pedagógicas, das oficinas e dos estágios supervisionados. “O coordenador local é o ponto focal no município. Ele é que tem o conhecimento da realidade, muito mais que o coordenador de curso ou que a coordenação geral. Ele conhece os professores, os alunos e os campos de estágio. Pedimos esse reforço a eles.”, enfatiza o professor Marivaldo de Oliveira Mendes.
A Coordenação Geral solicitou também aos coordenadores um relatório, que deverá ser feito através de uma consulta aos gestores dos municípios e das cidades circunvizinhas para saber quais cursos e quais modalidades estão tendo maior demanda para qualificação dos professores da educação básica. “Queremos levar esse relatório para CAPES e mostrar que temos interesse e demanda para que ocorra a continuidade do Programa”, finalizou a coordenadora.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI