COORDENAÇÕES | Em reunião, coordenadores locais discutem ações do 2015.1

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR da Universidade Estadual do Piauí realizou nesta quarta-feira, 25, a reunião dos coordenadores locais, na UESPI/Torquato Neto, para fazer um balanço da execução do programa nos municípios no período 2014.02, que corresponde aos meses de janeiro e fevereiro de 2015, dar informes e discutir as ações do próximo período, que tem início em julho.

Durante a reunião, o coordenador geral do PARFOR/UESPI, prof. Raimundo Dutra, fez uma análise da atuação das coordenações geral, de cursos e locais, ressaltando aspectos que precisam ser melhorados, mas salientando também os pontos que foram positivos no período passado. “Tivemos uma melhora significativa na execução do programa nos municípios neste último período com o bom trabalho realizado por todas as coordenações locais. Além disso, agradeço a vocês pelo trabalho durante o período das pré-inscrições. Conseguimos dobrar a nossa meta de pré-inscritos graças ao empenho de todos: técnicos, coordenadores locais e de curso”, disse o coordenador. Dutra ainda lembrou aos coordenadores que eles devem estar atentos ao processo de validação, feito pelas Secretarias Municipais de Educação, que garante que os alunos possam se matricular nos cursos PARFOR.

Em um segundo momento, as coordenadoras dos cursos de Pedagogia, profa. Valdirene Gomes de Sousa, e de Educação Física, profa. Aurinice Sampaio Irene Monte, comunicaram aos coordenadores locais novas diretrizes para as suas gestões relacionadas à execução do cronograma do programa, às socializações realizadas nos municípios e de disciplinas como Prática Pedagógica Interdisciplinar – PPI, Estágio Curricular Supervisionado – ECS, Atividades Acadêmicas Culturais – ACCs e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs.

Os coordenadores foram informados também a respeito da reformulação da avaliação docente e dos currículos dos cursos. No caso da avaliação docente, uma comissão responsável pelo trabalho teve sua primeira reunião em março. A nova avaliação deve resultar em um processo mais rigoroso e eficaz para que o programa possa controlar melhor a execução e qualidade dos cursos. Em uma nova reunião, ainda neste semestre de 2015, os coordenadores serão convidados para debater com a comissão de reformulação o novo método avaliativo.