Professor de História leva alunos à exposição ‘Rostos e Africanidades’

Um grupo de alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral – CEMTI, Maria da Conceição Salomé, na Zona Sudeste de Teresina, teve a oportunidade de apreciar as obras do artista plástico Haroldo Vieira nesta terça-feira, 24, em exposição que está montada na Sala de Leitura Jônathas Barros Nunes, na UESPI/Torquato Neto, até a próxima sexta-feira, 27.

Alunos prestigiam exposição de Haroldo Vieira (Foto: Marcos Rangel)

A visita programada pelo professor de História Wellignton dos Santos Pereira tinha o intuito de “alinhando o ensino à pesquisa e à extensão, oportunizar aos meninos perceberem como as africanidades são construídas e como elas têm sido utilizadas como meio de resistência pra se fazer visível à sociedade”, comenta o professor, que utilizou a atividade como introdução ao tema “Escravidão”, que irá abordar em sala de aula.

A exposição faz parte do projeto Educação das Relações Étnicos Raciais no Ensino Superior, que leva durante toda esta semana a exposição Rostos e Africanidades: um retrato da beleza negra feminina, com 38 obras do artista piauiense Haroldo Vieira, em alusão ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

Nascido em 1949, na região da Matinha, em Teresina, Haroldo residiu em Brasília, onde trabalhava como pintor de letreiro de automóveis, até a sua aposentadoria, quando voltou à capital piauiense. Descendente de negros, retratou o cotidiano de homens e mulheres de sua cor por acreditar em sua raça. Suas telas revelam o comportamento, a beleza e a história do povo negro. O artista faleceu em 2003, mas as suas obras seguem preservadas pela sua companheira, Alzira Leite, em Teresina.

“Para os estudantes, a visitação foi estimulante, pois puderam conhecer pessoalmente o universo acadêmico da UESPI e apreciar uma exposição pela primeira vez. Poder sair da sala de aula e aprender e conhecer algo novo foi interessante e uma experiência positiva”, garante o prof. Wellington.