Reitor e comunidade acadêmica inauguram nova Brinquedoteca do Campi de Piripiri

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI realizou a inauguração da “Brinquedoteca de Laboratório e Práticas Pedagógicas” do Campi de Piripiri, no dia 18/08. A chegada do novo espaço foi marcada por apresentações teatrais elaboradas por professores e alunos da IES.

IMG-20160819-WA0035

Descerramento da placa da “Brinquedoteca de Laboratório e Práticas Pedagógicas” do Campi de Piripiri.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, participou da inauguração. Segundo o reitor, a brinquedoteca tem a função de promover o intercâmbio entre a universidade e a sociedade. No descerramento da placa, declarou estar satisfeito com a ação conjunta realizada por todos da comunidade acadêmica. “Muito importante o trabalho coletivo de todos  para utilização desse espaço”, pontuou.

O momento festivo contou com a presença do Pró-Reitor de Planejamento e Finanças, Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa; do Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes; do Diretor do Campus de Piripiri, Prof. Dr. Mike Melo do Vale; da Coordenadora Local do PARFOR/UESPI, Profa. Zilda Tizziana Santos; e da equipe que coordena o projeto de revitalização das brinquedotecas dos Campi da Universidade Estadual do Piauí: a Profª. Espª. Auridéia Pimentel, Apoio Técnico Pedagógico; a Profª. Mª. Hercilene Costa, Supervisora e a Profª. M.ª Remédios Barreto, Coordenadora do Projeto.

A Profa. Ma. Socorro Santana e a Profa. Mara Gama, docentes do curso de Pedagogia de Piripiri e professoras do PARFOR, são autoras do Projeto de Extensão de funcionamento da brinquedoteca. Socorro Santana destacou na apresentação do Projeto que o espaço foi pensado para ser utilizado por todos alunos das licenciaturas, com materiais para todas disciplinas.

IMG-20160819-WA0021

As professoras Socorro Santana e Mara Gama  apresentam Projeto de Extensão de funcionamento da brinquedoteca na presença do reitor da UESPI.

Outro ponto importante da apresentação do projeto foi a organização de um catálogo contendo a descrição dos brinquedos disponíveis, a quantidade e a localização na estante para facilitar o manuseio. “Eles estão montando coletivamente um formulário próprio pra aqueles que forem utilizar o espaço possam descrever o projeto, qual o objetivo e o material usado. Isso irá ajudar muito na organização da brinquedoteca”, disse o Coordenado Geral do PARFOR/UESPI.

IMG-20160819-WA0049

O Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, parabeniza a comunidade acadêmica pelo trabalho realizado.

No local recém-inaugurado irá funcionar em conjunto com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), programa que visa apoiar a criação e estruturação de ambientes interdisciplinares para estudantes de licenciaturas.

14054923_1209426682421238_3975393415227044771_n

Contação de histórias ocorreram na semana de inauguração da Brinquedoteca para a comunidade.

Dia 16/08, professores, alunos e a comunidade puderam assistir as apresentações teatrais dos musicais Frozen e Chapeuzinho Vermelho, organizadas e coreografadas pelos alunos de Pedagogia, fazendo parte do processo de inauguração da brinquedoteca.