Com emoção e orgulho, PARFOR/UESPI realiza colação de grau de acadêmicos de Geografia e Letras/Espanhol

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI formou as turmas de Licenciatura Plena em Geografia e Letras/Espanhol na cerimônia realizada no Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina, na noite do dia 11/08.

A Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, conferiu o grau de licenciados para os cursistas do PARFOR/UESPI. Autoridades também se fizeram presentes na solenidade: o Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo de Oliveira Mendes; o coordenador do curso de Letras/Espanhol, Prof. Me. Josinaldo Oliveira dos Santos; a paraninfo e professora homenageada da turma de Geografia, Profa. Dra. Maria Rosileide Gomes Paula; os professores homenageados da turma Geografia: Prof. Dr. Jorge Eduardo Abreu de Paula e Prof. Esp. Josivane José de Alencar; os professores homenageados em Letras/Espanhol: Profa. Ma. Juliana da Silva Galvão e Profa. Ma. Solange da Luz Rodrigues.

DSC_2648

Graduados de Geografia, Tuma Dr. Nilton Almeida dos Santos.

Os vinte alunos de Letras/Espanhol, da Turma Ivanet Marcia: Sinónimo de Superación, mais os nove acadêmicos de Geografia, da Tuma Dr. Nilton Almeida dos Santos, se uniram em uma bonita festa, que lotou o auditório com familiares e amigos. As turmas formandas da noite eram compostas por professores da educação básica e técnicos da UESPI, que durante 4 anos abdicaram de suas férias para conciliar trabalho e aulas que ocorriam em período especial.

DSC_2655

Graduados de Letras/Espanhol, Turma Ivanet Marcia: Sinónimo de Superación.

“Eu sonhava em fazer esse curso”, disse, emocionado, o técnico da UESPI, Valdir Ferreira dos Santos.  Muito aplaudido pelos familiares e amigos, a noite foi de comemoração para o geógrafo, de 60 anos. “Sinto uma felicidade intensa, pois depois de muita luta, de altos e baixos, eu consegui. Pensei em desistir, porque é puxando, mas os professores do PARFOR ajudaram bastante”, contou.

DSC_2611

A Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, e o Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo de Oliveira Mendes, com formanda.

Em discurso, o Prof. Marivaldo Mendes parabenizou os acadêmico e destacou a missão da IES. “Hoje o PARFOR/UESPI se congratula com a sociedade piauiense, porque forma mais duas turmas de professores, que se qualificaram para educar. Estamos há 30 anos desenvolvendo e formando a sociedade piauiense”, disse.

DSC_2602

O técnico da UESPI, Valdir Ferreira dos Santos, é aplaudido pelos familiares e amigos ao receber o grau.

A Pró-Reitora, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, iniciou sua fala agradecendo os técnicos administrativos da UESPI que foram outorgados na solenidade. “Todos são merecedores de palmas”, destacou.

“A boa educação é moeda de ouro. Ela vale toda parte”, disse a  Pró-Reitora  ao ler  uma frase do Filósofo Padre Antônio de Vieira.  “Cada um que recebe um diploma, e vocês que receberam, que ele não seja instrumento de diferenciação, e sim instrumento de transformação social. Nós temos essa responsabilidade em mãos, compare isso como um privilégio”, pontuou ela.

Um sonho realizado

“É um sonho que está se realizando hoje”, conta o cursista do PARFOR, José Carlos Alves Fernandes, na colação de grau em separado que aconteceu no Auditório do Pirajá, dia 17/08, com outros formandos das modalidades convencional e EAD da Universidade Estadual do Piauí.

IMG_20160817_091824587

O Pró-Reitor de Planejamento e Finanças, Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa, confere o grau aos acadêmicos de Geografia PARFOR/UESPI.

O Pró-Reitor de Planejamento e Finanças, Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa e o Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, participaram da colação dos professores cursistas de Alto Longá e Teresina. Todos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Geografia.

IMG_20160817_092420098

O Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, com os novos geógrafos.

José Carlos trabalha na Biblioteca do Campus Torquato Neto e cursou Geografia pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, em Teresina. Ele confessa que pretende seguir adiante na nova carreira. “Não quero parar por aqui. Acabei de me inscrever em um concurso na área e quero fazer uma especialização, e quem sabe, num futuro bem próximo, ser professor da instituição”, disse o geógrafo, que trabalha há 30 anos na UESPI.

Na cerimônia, o Pró-Reitor de Planejamento e Finanças da UESPI outorgou o grau aos formandos. Após a solenidade, o Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, comprimento os novos geógrafos e aconselhou a multiplicarem os conhecimentos adquiridos. “Espero que esse conhecimento seja qualitativo na área de vocês”, disse ele.

A Secretária de Educação do Município de Alto Longá, Rosileide Alves da Silva Soares, compareceu à solenidade de formação dos professores. A gestora disse que no período de férias, momento em que ocorriam as aulas do PARFOR, foi disponibilizado um ônibus para os cursistas da Zona Rural.

IMG_20160817_092736006

A Secretária de Educação do Município de Alto Longá, Rosileide Alves da Silva Soares, com os professores da educação básica.

Segundo a Secretária, a formação dos professores da educação básica tem contribuído significativamente para a rede de ensino. “São 75 professores formados em primeira ou segunda licenciatura. A gente elevou nosso IDEB de 3,8 para 4,3. Só temos avançado na educação”, destacou os números do crescimento.

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI