As atividades do II Seminário Estadual Sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI continuaram nesta sexta-feira (4), o evento que acontece no Campus Clóvis Moura no bairro Dirceu conta com a presença de alunos do Parfor, do ensino regular e ensino à distância. No período da manhã foram apresentados os trabalhos orais e trabalhos na modalidade pôster de alunos de todo o estado, sendo avaliados pelos professores Antonio Francisco, Fábio Nadson, Raimundo Nonato e Benedita Severiana de Sousa do PARFOR/UESPI.
Ainda durante a manhã os alunos e professores participaram da Conferência “Formação Integrada Inicial – Continuada – de professores de ciências no PGP-PIBID-STH: ponto de vista de uma professora formadora do campo escolar” com a professora da Faculdade Padrão de Goiânia Ma. Márcia Friedrich, que compartilhou sua experiência com o Pequeno Grupo de Pesquisa – PGP, a prática na Escola Santa Helena de Goiânia e a importância de trabalhar a Física com alunos do ensino fundamental.
Durante a tarde alunos participaram dos mini-cursos: Práticas Pedagógicas Inventivas com a Porfª. Ma. Isolina Costa, Alfabetização Científica e Matemática: geometria e ótica na construção de conhecimento no Ensino fundamental sob a perspectiva Lipmaniana com a Profª. Ma. Márcia Friedrich, Produção de Conteúdos Educacionais Digitais com Hot Potatoes e Exelearning com o Prof. Me. Átila Rabelo e Educação Inclusiva: teoria e prática na formação com a Profª Esp. Gabriela dos Santos.
● Trabalhos Orais Apresentados:
Percepção de pais professores sobre os benefícios da educação física para alunos com deficiência na cidade de Jacobina – PI
Autores: Jairo Ferreira e Maria Aparecida
Evasão dos alunos do 6º ano do ensino fundamental nas aulas de educação física em escolas públicas de Porto – PI
Autores: Francisco das Chagas e Geraldo Alves
O uso do método de tradução em sala de aula de língua inglesa: explorando de maneira eficiente
Autores: José de Sousa Magalhães e Raimundo Nonato
O uso do método de tradução em sala de aula de língua inglesa: explorando de maneira eficiente
Autores: José de Sousa e Raimundo Nonato
● Trabalhos apresentados na modalidade pôster:
Educação Inclusiva nas Aulas de Educação Física da Rede Pública de Ensino de Teresina
Autores: Érika Priscila de Sousa, José Carlos dos Santos e Simone Silva
Orientadora: Aline de Freitas Brito
Educação Profissional: O técnico em análises clínicas no ceps
Autores: Fabrício José da Silva
Orientadora: Maria do Amparo Holanda
A experiência no estágio supervisionado como instrumento de articulação entre teoria e prática pedagógica
Autora: Jaciara Ximenes
Orientadoras: Adalvanira Silva e Hellen Matildes
Estágio Supervisionado no ensino Fundamental em classe multiseriado
Autora: Francisca das Chagas
Orientadoras Adalvanira Silva e Hellen Matildes
Brincandolê: dinamizando práticas pedagógicas lúdicas para a formação de leitores no ambiente não escolar
Autores: Elayne Pereira, Josilene Silva, Layanne Hellern do Monte
Orientadora: Rosa Maria Borges
A aplicabilidade da Lei Nº 10.639/03 no Liceu Piauiense: um estudo de caso
Autores: Marcus Pierre, Pedro Wenderson, Jailson Moisés, Amadeus Santiago e Ricardo Nogueira
Orientador: Sérgio Romualdo
A Democracia e a cidadania no tempo: A história enquanto reflexão da formação de cidadãos críticos e conscientes no ensino básico, uma experiência no pibid
Autor: Ricardo Nogueira
Orientador: Viviane Pedrazani