PARFOR dá inicio ao II Seminário Estadual Sobre Formação de Professores e Prática Pedagógicas

O Plano Nacional de Formação de Professores da  Educação Básica – PARFOR/ UESPI iniciou hoje o II Seminário Estadual Sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas – “Desafios da prática docente no mundo contemporâneo”, com o objetivo de proporcionar reflexões e debates relacionados aos desafios inerentes à prática docente no dia a dia escolar frente ao processo educacional no Brasil.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Dr. Nouga Cardoso, a vice reitora Dra. Bárbara Olimpia, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Profº Geraldo Eduardo da Luz, pró-reitora de ensino e graduação Dra. Ailma do Nascimento, pró-reitor de extensão, assuntos estudantis e comunitários Dr. Luís Gonzaga Medeiros, ,Pró – Reitor de administração Me. Raimundo Isídio de Sousa, a Coordenadora de Apoio à Formação de Profissionais do Magistério CAF/DEB/CGDOC/CAPES, Lorena Lins Damasceno, Diretor do Campus Clóvis Moura Me. René Camilo, Coordenador Geral do PARFOR Dr. Raimundo Dutra, Coordenadora Adjunta do PARFOR Dra. Elizabeth Mary de Carvalho Baptista, Coordenadora da Igualdade Racial do Governo do Estado Assunção Aguiar, Coordenadora do curso de letras português do PARFOR Ermínia Maria do Nascimento.

DSC01999

Solenidade de Abertura do II Seminário Estadual Sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/ UESPI.

No segundo momento do evento foi realizada a premiação do Concurso Fotográfico Cultural do PARFOR, o concurso teve 187 fotografias inscritas de alunos de todo estado. Conquistaram os três primeiros lugares: 1º lugar Maria do Socorro Cardoso aluna de letras português do Polo de Piracuruca, 2º lugar Bernarda Gomes, aluna de Pedagogia, Polo de Parnaíba e 3º lugar o aluno de Educação Física, Ricardo Gomes. A vencedora do concurso recebeu o prêmio das mãos do Magnifico Reitor Dr. Nouga Cardoso, que ressaltou a importância do trabalho realizado pelo PARFOR no estado, ” o PARFOR vem contribuindo com o resgate da formação superior, através do acesso dos cursos de licenciatura, mas não apenas por isso o PARFOR tem ganhado visibilidade e dado visibilidade para UESPI, esse reconhecimento acontece também pelas diversas ações realizadas com relação a formação de professores, e esse seminário é mais uma das ações de grande importância pois aumenta o nosso conhecimento afetando diretamente a nossa prática diária na sala de aula”.

DSC02041

Vencedora do Concurso Cultural Fotográfico do PARFOR/UESPI Socorro Cardoso.

Presente no evento a Coordenadora de Apoio à Formação de Profissionais do Magistério CAF/DEB/CGDOC/CAPES, Lorena Lins Damasceno, enfatizou a importância do Plano de Formação de Professores da Educação Básica no estado do Piauí, ” o PARFOR no Piauí é um exemplo de articulação um exemplo de um estado que assumiu a formação de professores, sendo o 3º no pais com professores cursando uma licenciatura na área que atua, então para nos da CAPES é uma honra trabalhar junto a equipe PARFOR aqui o estado do Piauí”.

O Coordenador Geral do PARFOR, Dr.Raimundo Dutra, ressaltou em fala a importância do seminário,” esse evento é importante pois nesses três dias irão circular a produção dos nossos alunos acerca do estágio supervisionado, das práticas pedagógicas interdisciplinares e acerca dos trabalhos de conclusão de curso, tanto dos nossos alunos do PARFOR como a produção dos alunos do período regular, da educação à distância e professores da educação básica”.

Esteve presente no evento com a Conferência “Formação de professores na contemporaneidade: paradigmas e desafios” a Profª. Ma. Luciana Mesquita da Silva da Universidade de Aveiro – Portugal. Durante a palestra foram abordados temas como o desenvolvimento profissional docente, quais os desafios se colocam a formação docente na atualidade, paradigmas da formação e desenvolvimento profissional. No período da tarde foram realizados minicursos e oficinas, que seguirão até sábado quando o seminário encerra.

DSC02074

Profª. Ma. Luciana Mesquita da Silva da Universidade de Aveiro – Portugal