Projeto “Violência Contra a Mulher e Violência de Gênero”, do PARFOR/UESPI, chega a cidade de Barras

Mulheres são alvos de diversos tipos de violência que vão desde o assédio verbal, abuso emocional, físico e muitas vezes até a morte. Diante disto o Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR/ UESPI já levou o projeto “Violência Contra a Mulher e Violência de Gênero – uma intervenção a partir do cotidiano escolar” a quatro municípios sendo apresentado em Barras nos dias 27 e 28 de Novembro.

O projeto é coordenado pela professora Ma. Dulce Silva, que é referência do movimento feminino do estado e integrante do movimento Articulação de Mulheres Brasileiras, e tem por objetivo discutir e elaborar estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher e violência de gênero com ênfase no contexto escolar. A oficina é divida em quatro módulos realizados durante os dois dias; em Barras foram realizadas atividades com música, produção de desenhos, apresentação de vídeo/documentário, filmes, além de exposições dialogadas e debates envolvendo a temática.

alunos

Alunos do projeto “”Violência Contra a Mulher e Violência de Gênero”

Com a proposta de sensibilizar os profissionais da Educação Básica o projeto é de suma importância na identificação das situações de violência contra a mulher no âmbito escolar orientando os profissionais nas formas de intervenção diante de tais situações. Para a ministrante do curso Prof.ª Ma. Dulce Silva, o curso: ” O curso é de fundamental importância na medida em que a escola, além de sua função pedagógica, educadora, tem papel insubstituível na formação dos sujeitos sociais e a discutir essa temática é uma forma de conscientização para o enfrentamento desse tipo de violência contra a mulher”.

foto dulce

Coordenadora do projeto Ma. Dulce Silva.