O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI iniciou nos dias 27 e 28 de Novembro o primeiro módulo do curso de Yorubá na cidade de Parnaíba. O curso traz como proposta o estudo da língua Yorubá, a História da África, História do Negro no Brasil, filosofia, religião e culturas africanas para que os alunos compreendam a vida das pessoas negras no Brasil e no mundo.
A língua Yorùbá revelou-se, desde o início do século XIX, como uma espécie geral dos cultos afro-brasileiros e desempenhou um papel de destaque na formação do Português do Brasil. Segundo o ministrante do curso, griô Ruimar Batista, resgatar essa língua é importante, ” com o curso as pessoas irão aprender o significado da língua yorubana; são poucas pessoas no Brasil que tem esse curso, e o Piauí está sendo pioneiro, a comunidade negra precisa mostrar o valor da sua cultura e a sua intelectualidade e o PARFOR percebeu essa importância ao ofertar esse curso”.
O curso tem duração de 60 horas e foi dividido em três módulos onde será trabalhado: noções gerais da Língua Yorùbá, significado e pronuncia das palavras do idioma e como memorizá-la. Será explorado também a História da África, História do Negro no Brasil, filosofia, religião e culturas africanas. Durante a aula inaugural aconteceram apresentações de danças afro e rodas de capoeira.