II Seminário Estadual Sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI movimentou o meio acadêmico

Foram três dias de circulação de informações, de aprendizado e saberes aliados a diversas dinâmicas, foi assim que o Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR/UESPI encerrou suas atividades do II Seminário Estadual Sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. O encontro aconteceu nos dias 3,4 e 5 de Dezembro no Campus Clóvis Moura – UESPI do bairro Dirceu, com a presença de professores e alunos do PARFOR, alunos do ensino regular e ensino à distância.

Durante o seminário aconteceram diversas atividades, entre elas apresentação de trabalhos orais e trabalhos na modalidade pôster de alunos de todo o estado e também os mini-cursos: Práticas Pedagógicas Inventivas, Alfabetização Científica e Matemática: geometria e ótica na construção de conhecimento no Ensino fundamental sob a perspectiva Lipmaniana, Produção de Conteúdos Educacionais Digitais com Hot Potatoes e Exelearning  e Educação Inclusiva: teoria e prática na formação.

Foto mini curso

Mini-curso Educação Inclusiva: teoria e prática na formação ministrado pela Profª. Esp. Gabriela dos Santos.

Os participantes do encontro também foram contemplados com excelentes conferências, sendo elas: “Formação de professores na contemporaneidade: paradigmas e desafios “com a Profª. Ma. Luciana Mesquita da Silva da Universidade de Aveiro – Portugal; “Formação Integrada Inicial – Continuada – de professores de ciências no PGP-PIBID-STH: ponto de vista de uma professora formadora do campo escolar” com a professora da Faculdade Padrão de Goiânia Ma. Márcia Friedrich e “Saberes e Fazeres Integrados ao Cotidiano Escolar” com a Profª. Ma. Eliene Pierote.

palestra eliene

Dinâmica durante a conferência: ” Saberes e Fazeres Integrados ao Cotidiano Escolar” com a Profª. Ma. Eliene Pierote.

O PARFOR encerra seu seminário deixando grandes aprendizados, a professora Gilvana Mendes da Costa presente no encontro ressaltou a importância do seminário, ” O encontro oportunizou a discussão e a reflexão sobre temáticas valorosas que implicam diretamente em uma ação educativa cada vez mais significativa para a formação humana e cidadã dos nossos alunos”. Para o aluno José Carlos, do curso de educação física – UFPI, o seminário é um espaço reflexivo, ” o seminário foi muito importante para nós futuros professores e para alguns que já estão atuando na educação básica pois pudemos encontrar aqui um espaço reflexivo onde a prioridade das discussões foi a educação o que contribuiu para gente refletir acerca do papel do professor hoje na escola contemporânea e de como desenvolver novas práticas”.

Montagem alunos4

José Carlos aluno de Educação Física e a Professora Gilvana Mendes durante II Seminário Sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI.

Criamos uma galeria com as fotos do Seminário: