Projeto “Gênero e Sexualidade na escola” do PARFOR será apresentado em evento no Espirito Santo

A Profa. Dra. Andréa Cronemberger Rufino, professora de Medicina da UESPI irá participar nesta quinta- feira (8) do 6º Seminário Estadual de Educação e Diversidade Sexual: Capixabas pela Diversidade com a palestra “Gênero e Sexualidades no cotidiano escolar” no estado do Espírito Santo. Na oportunidade Dra. Andréa irá abordar a experiência docente na realização do curso de gênero e sexualidades ofertado pelo Parfor/UESPI no munícipio de União-PI.

O projeto realizado pelo PARFOR/UESPI tem como ideia proporcionar um debate sobre sexualidade no ambiente escolar e discutir essa temática junto aos professores de várias cidades do Piauí que são alunos da UESPI pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Rede Básica – PARFOR. A temática tem por objetivo provocar esses professores a identificar situações de violência de gênero e por orientação sexual no ambiente escolar e por conseguinte trabalhar estratégias para combater e prevenir esses eventos dentro da escola.

De acordo com a coordenadora do projeto, a Profa. Dra. Andréa Cronemberger Rufino, muitas crianças são prejudicadas pelos padrões sociais impostos pela sociedade, “os prejuízos para as crianças e adolescentes estão relacionados a elas se tornarem alvo da violência de gênero, dos eventos de homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia, que podem resultar em queda no rendimento escolar e evasão precoce da escola.” O município de União foi o primeiro a receber o projeto que foi ministrado em três módulos, o segundo município será São João do Piauí ainda este ano.

andrea

Coordenador geral do PARFOR/UESPI, prof. Raimundo Dutra e a profa. Andréa Rufino.