O Ministério da Educação (MEC) instituiu um grupo de trabalho (GT) nacional que terá a missão de identificar “práticas inovadoras para a criatividade na educação básica brasileira”. O objetivo da chamada pública é mapear e caracterizar as intervenções inovadoras que ocorrem em nível local, por iniciativa de escolas, comunidades ou outras organizações educativas.
O GT é formado por seis representantes do Ministério e outras dez lideranças educacionais. Também haverá grupos regionais, coordenados por esses especialistas, cujo objetivo é mobilizar professores, estudantes, pais, comunidade e governos locais em torno da questão da educação e inovação.
As instituições deverão apresentar experiências no campo da gestão escolar, currículo e ambiente físico. Podem participar da seleção Escolas, ONGs, Instituições Filantrópicas e Associações de Bairro. As organizações que apresentarem as características de inovação e criatividade e aquelas que demonstrarem estratégias claras para desenvolver estas características serão reconhecidas e divulgadas pelo MEC.
A análise vai ser feita através de um vídeo gravado pela instituição onde a mesma mostra prática inovadora e criativa realizada pela mesma. O vídeo pode ser gravado no ambiente interno da instituição ou externo e a inscrição será feita pelo site: http://criatividade.mec.gov.br/, onde o inscrito poderá também consultar mais informações sobre o GT.
Segundo a professora doutora Shara Jane Holanda, uma das coordenadoras do GT grupo Nordeste 1, ” esse primeiro momento será de seleção e identificação, onde serão analisadas as práticas por profissionais e a que for escolhida vai ser chancelada pelo MEC e será utilizada por diversas instituições em todo o país. A expectativa é que esse mapeamento possa ser finalizado até final do ano para dar seguimento à próxima etapa que é começar a implementar políticas e programas que fortaleçam essas experiências e definam diretrizes para as políticas educacionais brasileiras”, finaliza.
O MEC convida todas as escolas para fazerem suas inscrições, abaixo segue o quadro especificando as instituições que podem participar: