PARFOR lança Livro e o vídeo documentário “Abrindo as cortinas” em Floriano

Fruto de parceria entre o Plano Nacional de Professores de Educação Básica (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí e a Secretaria de Estado da Cultura, o livro e o vídeo documentário “Abrindo as cortinas: o teatro como estratégia de ensino” foi lançado ontem (24), em Floriano. A divulgação dos trabalhados, resultantes das ações do projeto do PARFOR, que teve a participação de 160 professores nos municípios de Barras, Valença, União e Parnaíba, aconteceu durante a programação de reinauguração do histórico Espaço Cultural Maria Bonita. O evento contou com a presença do reitor da UESPI, prof. Nouga Cardoso Batista; do coordenador geral do PARFOR , prof. Raimundo Dutra; do secretário estadual de Cultura do Piauí, Fábio Novo; da secretária Estadual de Infraestrutura, Janaína Marques; do prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; do presidente da Câmara de Vereadores de Floriano, Maurício Bezerra; dos deputados estaduais Antônio Uchôa e Joel Rodrigues; e do diretor do Espaço, Frank Roger.

Sobre o evento

O Maria Bonita foi organizado para se tornar espaço cultural em 1985 (antes o local abrigava uma usina de mesmo nome). Tombado como patrimônio histórico, abriga um teatro e um pequeno museu que conta um pouco da história do povo florianense e que se encontravam inapropriados para visitação.

Após meses de reforma, o prédio foi reaberto oficialmente nesta terça-feira, com uma festa que atraiu a população local. A programação de reabertura foi inaugurada com uma apresentação teatral do Grupo de Teatro do IFPI/Floriano. Depois da exibição, foi a vez das autoridades presentes se pronunciarem.

“Quem vai dar vida ao Maria Bonita agora são vocês. Nós encerramos a nossa participação aqui entregando esse belo e importante espaço para a cultura de Floriano e do Piauí a vocês”, destacou o secretário de Cultura do Estado, Fábio Novo, o qual, inclusive, aproveitou a oportunidade para anunciar que ainda esse ano o Espaço Cultural receberá o projeto Clube de Radiola e que para o ano de 2016 a SECULT firmou acordo para levar o Festival Internacional de Teatro Lusófono, que aconteceu esse ano em Teresina.

A festa de reabertura do Espaço Cultural Maria Bonita foi encerrada com a divulgação do livro e do vídeo documentário “Abrindo as cortinas: o teatro como estratégia de ensino”. Na ocasião, o coordenador geral do PARFOR e o reitor da UESPI se pronunciaram.

“Pretendemos mostrar que a utilização do teatro em sala de aula possibilita a construção de conhecimento por meio da criatividade”, ressaltou Dutra, após parabenizar a população local pela presença e às autoridades envolvidas na revitalização do mais importante ambiente cultural de Floriano.

“Estamos felizes em participar deste importante momento para a cultura do nosso Estado. A UESPI continuará incentivando projetos e eventos como esse e continuará mais aberta ainda ao desenvolvimento da cultura e educação da cidade de Floriano e do Piauí”, pontuou o Nouga, finalizando o evento.

 

Adicionar a favoritos link permanente.