PARFOR realiza projeto “Tecnologias Assistivas” em Campo Maior

A necessidade de qualificar professores para atuarem na educação inclusiva fez com que o PARFOR no seu campo de atuação ofertasse o projeto “Tecnologias Assistivas – um caminho para a inclusão” que foi realizado na cidade de Campo Maior nos dias 18 e 19 de Setembro, no Campus Heróis do Jenipapo.

O curso foi ministrado pela Ma. Rogéria Rodrigues e promoveu debates acerca das dificuldades encontradas pelos professores na educação de pessoas com deficiência visual além de proporcionar aos alunos um acesso e aprendizagem no manuseio de novas tecnologias assistivas, entre elas a audiodescrição, sintetizadores de voz, leitores de telas e o mais conhecido Sistema Braile.

Segundo a ministrante Rogéria Rodrigues, o projeto tem grande relevância porque ele traz uma perspectiva nova da educação inclusiva, “a gente traz a questão de recursos de acessibilidade baseados nas tecnologias da informação e outros que a gente pode estar criando no nosso cotidiano no nosso universo tanto pedagógico quanto no dia a dia. Estamos também proporcionando aos professores da educação básica a estarem se inteirando desses recursos no sentido de implementarem os mesmos em suas turmas, pois ainda a grande dificuldade de incluir é a questão da formação na área que muitos professores não possuem”, finaliza Rogéria.

materia 2

Ma. Rogéria Rodrigues e a monitora Mirla Abreu durante o curso.

Com o auxílio de duas monitoras, as alunas Brenna Lee e Mirla Abreu, que fazem o sexto bloco do curso de Pedagogia da UESPI/Torquato Neto (regime regular), Rogéria realizou atividades onde os alunos tiveram que manusear situações como deficientes visuais através do uso de vendas, identificando os limites que a deficiência traz, aprendendo mais sobre essa realidade.

materia2 ok

Alunos durante prática com vendas nos olhos.

O Coordenador Geral do PARFOR, Raimundo Dutra, ressaltou que o projeto é muito importante para a implementação de novas estratégias de ensino para pessoas com deficiência visual o que pode possibilitar novas aprendizagens e mais dinamismo no processo de ensino-aprendizagem. Entusiasmada com o projeto, Mirla Abreu uma das monitoras do curso, afirma que o projeto tem sido muito bem recebido, “os professores gostam muito do curso pois através dele estão aprendendo a lidar com pessoas com deficiência visual. Durante o curso eles aprendem a utilizar as tecnologias assistivas a fim de inseri-las futuramente nas salas de aula proporcionando assim a tão sonhada acessibilidade aos deficientes visuais.”

O curso irá contemplar ainda os municípios de Parnaiba, Uruçuí e São Raimundo Nonato e Floriano com o objetivo de colaborar com a qualificação do maior número de professores da rede regular para que os mesmos possam melhorar o trabalho pedagógico junto as pessoas com deficiência.