PARFOR realiza II Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Parnaíba

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI realizou nos dias 18 e 19 de Setembro o II Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Parnaíba. O evento ocorreu durante dois dias e  possibilitou aos alunos e professores o acesso a novos conhecimentos referentes a prática pedagógicas.

Durante os dois dias de evento foram discutidas novas práticas pedagógicas, onde houve reflexões acerca do aprender e ensinar, relações professor/aluno, alfabetização e letramento, relações interpessoais em Sala de Aula, Avaliação da Aprendizagem, currículo escolar e as relações étnico-raciais. As ações ocorreram no Campus Alexandre Alves – UESPI e  teve a presença de alunos dos cursos de licenciatura da UESPI, alunos do PARFOR, professores em formação e professores das redes públicas municipais e estaduais.

A mesa de honra foi composta por Raimundo Dutra, Coordenador Geral do PARFOR, Edileusa Maria, Bárbara Melo, Vice Reitora, Silvana Lima, Coordenadora Local do PARFOR, Rosineide Araújo Diretora do Campus de Parnaíba e Secretários Municipais da Educação de municípios da região . Durante a solenidade de abertura no auditório central da UESPI o coordenador geral do PARFOR/UESPI, Prof. Dr. Raimundo Dutra agradeceu a presença do público, ” é com muita satisfação que nós damos inicio a esse Seminário Regional do PARFOR em Parnaíba. Essa circulação de saberes que teremos nesses dois dias favorecerão aos professores da educação básica que estão aqui presentes, aos alunos dos cursos de licenciatura e todas as modalidades de ensino da UESPI na construção da identidade docente, serão analisadas questões do cotidiano escolar e as questões referentes aos saberes da docência”.

foto mesa

Mesa de honra composta por Raimundo Dutra, Coordenador Geral do PARFOR, Edileusa Maria, Bárbara Melo, Vice Reitora, Silvana Lima, Coordenadora Local do PARFOR, Rosineide Araújo Diretora do Campus de Parnaíba e representantes políticos locais.

Após os pronunciamentos a Ma. Eliene Pierote deu ínicio a palestra de abertura “Saberes e Fazeres Integrados ao Cotidiano Escolar”, abordando temas variados, entre eles: saberes pedagógicos, metodologia de ensino em sala de aula, uso de novas tecnologias em sala de aula e vínculo professor-aluno. Para Eliene, ‘o seminário é de extrema importância para os professores de um modo geral que estão iniciando ou que estão em formação pois há a necessidade desse continuo aprender e o professor  precisa estar em constante formação”.

eliene ok

Ma. Eliene Pierote durante a palestra no Seminário Regional.

O último dia de programação do II Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas contou com a mesa-redonda “Gestão Escolar: desafios e perspectivas no atual contexto”, realizada também no auditório central com a participação  da Secretária Municipal de Educação, Rosany Correia, do Gerente da Regional de Educação Roberto Fernandes e diretores  de escolas.

Picos será a próxima cidade contemplada com o Seminário. Na cidade o evento será realizado nos dias 23 e 24/10. As inscrições acontecem do dia 05 a 22 de Outubro serão  e podem ser feitas na Coordenação Local do PARFOR da cidade.