PARFOR realiza projeto “Valorização à Vida” em Piripiri

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI em parceria com a Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia – CRP21, realizou em Piripiri nos dias 18 e 19 de Setembro o projeto “Valorização à Vida”, o projeto tem por objetivo qualificar profissionais da área de Educação que trabalham direta ou indiretamente com situações de perdas, morte ou separação desenvolvendo habilidades no manejo dessas situações.

O projeto aconteceu no Campus Professor Antonio Geovanne Alves de Sousa em Piripiri e teve a presença de alunos do PARFOR e  dos três professores do Curso de Psicologia da UESPI e que tem atuação no PARFOR, Dr. Dyego Carvalho Costa, Ma. Patrícia Melo do Monte e Ma. Patrícia Carvalho Moreira.

Estiveram presentes no segundo dia do projeto o Coordenador Geral do PARFOR Raimundo Dutra e a Vice Reitora Barbara Melo que enfatizou que o projeto: ” é uma ação ousada que tem um impacto educacional e social enorme com uma temática muito difícil de falar, mas que é necessário ser discutido pois nós professores lidamos com essa temática cotidianamente. Então é importante o aprendizado dessas técnicas para que possamos fazer nas salas de aula diante dessas situações uma abordagem mais técnica e profissional”.

DSC01092 vice

Coordenador Geral do PARFOR Raimundo Dutra e a Vice Reitora Bárbara Melo.

O projeto realizou atividades a fim  de desenvolver com os professores habilidades que eles poderão incluir no dia a dia da sala de aula ou em projetos específicos dentro da escola, discutindo conceitos e aliando fatores que irão colaborar na prevenção e também na posvenção de situações traumáticas.

Para o Coordenador Geral do PARFOR, Raimundo Dutra, o projeto é muito importante pois, “traz para a discussão temas reais no contexto da escola, preparando professores para lidar com essas situações problemáticas”.

O Projeto culminou com a elaboração de estratégias pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula pelos professores. Para a aluna do PARFOR do curso de Pedagogia Rejane Mendes o curso tem: “uma temática muito gostosa de se ouvir, pois esta questão da morte nos ajuda a valorizar a vida, nos ajuda a pensar a vida de outra forma, nos ajuda a ver o outro, a querer melhor o outro de uma outra forma porque a gente não sabe o que nos espera daqui a cinco minutos, e isso, falar sobre a morte ajuda a melhorar a vida, bem a forma como se vive”.

DSC01117 rejane

Rejane Mendes, aluna do PARFOR do curso de pedagogia Campus Piripiri.