O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI em parceria com a Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia – CRP21, inicia no mês de Setembro a realização do projeto “Valorização à Vida”, que tem por objetivo qualificar profissionais da área de Educação que trabalham direta ou indiretamente com situações de perdas, morte ou separação desenvolvendo habilidades no manejo dessas situações.
O projeto é coordenado por três professores do Curso de Psicologia da UESPI e que tem atuação no PARFOR, Dr. Dyego Carvalho Costa, Ma. Patrícia Melo do Monte e Ma. Patrícia Carvalho Moreira que é autora do Tratado Brasileiro de Perdas e Luto.
Os municípios contemplados nessa primeira etapa são: Piripiri, Esperantina e Parnaíba. As inscrições para a oficina serão realizadas na Coordenação Local do PARFOR/UESPI de cada município no período das 08 às 13:30 segundo o quadro abaixo:
A objetivo do projeto é fazer uma apreciação sobre a vida a partir do tema morte, trazendo pautas e reflexões baseadas na realidade de cada município e experiências vividas por professores na sala de aula. As cidades escolhidas pelo núcleo possuem registro de alto índice de suicídio no estado, de acordo com o Mapa da Violência lançado anualmente pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Mestre em Educação Especial Patrícia Melo e uma das coordenadoras do projeto: “Não falar sobre a perda ou sobre o sofrimento, tem um impacto direto sobre a aprendizagem, deixando a criança até mais vulnerável a situações de depressão. Então o professor precisa estar sempre atento, pois a partir desse manejo a criança poderá receber um auxilio mais direcionado e amenizar os impactos no processo de aprendizagem.”
O projeto traz a proposta de desenvolver com os professores algumas habilidades que eles poderão incluir no dia a dia da sala de aula ou em projetos específicos dentro da escola, discutindo conceitos e aliando fatores que irão colaborar na prevenção e também na posvenção de situações traumáticas.