PARFOR/UESPI lança livro e vídeo documentário “Abrindo as cortinas: o teatro como estratégia de ensino” abrindo o 8º Festival de Rabecas em Bom Jesus

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, PARFOR/UESPI, promoveu o lançamento do livro e o vídeo-documentário do projeto “Abrindo as Cortinas – O teatro como estratégia de ensino” em Bom Jesus, a ação tem o objetivo de apresentar aos professores formas alternativas para construção de aulas criativas que despertem nos alunos o desejo pelo conhecimento.

A abertura do evento ocorreu na última quinta-feira (10) junto ao 8º Festival de Rabecas de Bom Jesus no Campus da Universidade Estadual do Piauí Dom José Vásquez Díaz com a apresentação da Orquestra de Rabecas “Mestre Joaquim Carlota”, formada por jovens da região de Bom Jesus do Piauí.

O Festival de Rabecas, que conta com atrações regionais e nacionais (como a cantora Elba Ramalho), é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura do Piauí, e o PARFOR/UESPI como forma de contribuir com a valorização cultural piauiense participou do evento levando a ele um de seus projetos que mais tem auxiliado no fortalecimento e engrandecimento da educação básica do Piauí.

O livro foi apresentado ao público pelo Professor do Curso de Letras/Português da UESPI de Bom Jesus, Adriano Lima Drummond, Doutor em Literatura que falou sobre sua experiência ao ler o livro:  “ Minha experiência, ao ler este livro, foi de muita felicidade, pois esta articulação da pedagogia e do teatro permite eficácia no processo de ensino-aprendizagem. E a gente percebe tanto no livro quanto no documentário a satisfação dos alunos em terem participado do projeto”.

12011369_1651086035178336_8181215001748349675_n

Adriano Lima Drummond, Doutor em literatura durante apresentação no evento.

O evento teve a presença de diversas autoridades políticas, secretários e professores, entre elas a do Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Profº Dr. Raimundo Dutra e da Superintendente de Articulação Cultural da Secretaria de Cultura do Piauí Marlenildes Lima (Bid Lima), ambos organizadores do Livro “Abrindo as Cortinas – O teatro como estratégia de ensino”.

12006234_1651086011845005_4545015092623896998_n

Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Profº Dr. Raimundo Dutra durante participação no evento.

Sobre a concretização do projeto o Profº Dr. Raimundo Dutra, relata que: “a história deste projeto foi marcada por muito desejo e emoção, pois a sua intenção, inicialmente, era de fomentar uma discussão acerca do teatro como possibilidade metodológica de ensinar na sala de aula”. A atriz, arte-educadora e Coordenadora do projeto Bid Lima enfatiza que ao trazer o lançamento do livro e do vídeo-documentário para o 8º Festival de Rabecas de Bom Jesus abre uma proposta educativa ao evento não limitando-o apenas a festividade.