PARFOR inaugura brinquedotecas em campi e núcleos da UESPI: serão 17 em todo o Piauí

André Aureliano

Pauta recebida e pé na estrada rumo ao norte do Piauí. A nossa equipe de reportagem acompanhou de perto as inaugurações das três primeiras brinquedotecas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí -PARFOR/UESPI nas cidades de Esperantina, Luzilândia e Campo Maior. O projeto vai implantar 17 brinquedotecas em diferentes cidades de todo o Piauí e tem como objetivo incentivar, por meio do brinquedo, a interação da criança com o mundo, bem como a construção de habilidades afetivas e sociais, servindo também de laboratório para alunos dos cursos de licenciatura da UESPI.

BRIQUEDOTECA

Coordenação do PARFOR/UESPI e alunos em Luzilândia

Em Esperantina a inauguração da brinquedoteca “Iluska Lages Rebêlo” teve a participação de autoridades e personalidades da cidade. Ainda mais importante: contou com a presença de crianças de várias escolas públicas do município.

Em Luzilândia, o Coordenador Geral do PARFOR, professor Raimundo Dutra, falou para professores e alunos sobre o papel do laboratório de brinquedos no ensino-aprendizagem. “O que inauguramos hoje é mais que uma brinquedoteca, é um espaço que favorece a interação da criança com os conteúdos, com outras crianças, com o mundo”, disse Raimundo Dutra.

BRIQUEDOTECA TRESjpg

Momento lúdico na brinquedoteca de Esperantina

Já na inauguração do “Espaço Hora de Aventura”, brinquedoteca do campus Herois do Jenipapo, em Campo Maior, o diretor Hemerson Cassiano, disse que um sonho antigo se concretiza. “Esse é um espaço diferenciado dentro do campus e que estará aberto a toda comunidade”, ressaltou.

As brinquedotecas servirão ao ensino regular, PARFOR e Educação a Distância, sendo laboratórios para alunos de licenciaturas de todas as modalidades. Campi e Núcleos da UESPI trabalharão em parceria com Secretarias municipais de educação e alunos e professores da UESPI têm a oportunidade de criar diferentes projetos junto a escolas públicas.

BRIQUEDOTECA. DOISjpg

Novo espaço de ensino- aprendizagem no Campus Herois do Jenipapo, em Campo Maior

A seleção dos brinquedos que compõem as brinquedotecas da UESPI foi realizada por uma equipe de professores de Pedagogia. Eles levaram em conta a possibilidade de trabalhar temáticas que colaborem para a formação social das crianças, como exemplifica o professor Raimundo Dutra: “Selecionamos bonecos de várias cores permitindo ao professor trabalhar a questão racial, por exemplo. Também temos jogos educativos que incentivam as crianças a terem contato com a língua brasileira de sinais”.

Além das três brinquedotecas já inauguradas, o PARFOR/UESPI já está instalando outras 14, em diferentes cidades, que serão inauguradas em breve.

Fonte:
Assessoria de Comunicação – UESPI