Representante do PARFOR/UESPI participa de novo evento que reuniu o Mercosul para discutir formação docente

Pela segunda vez o Plano Nacional de Formação de Professores da Universidade Estadual do Piauí (PARFOR/UESPI) foi convidado a participar de uma Pasantía para troca de experiências entre educadores dos países que compõem o Mercosul. Pasantías são missões de intercâmbio regional de curto prazo, realizadas com o intuito de compartilhar políticas, estudos e práticas relacionadas à formação docente. O evento é promovido pelo Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (PASEM) e contou com a presença de representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. A Pasantía teve como tema: “Iniciação à Docência, Formação Continuada em Serviço e a Educação Infantil”.

A representante do PARFOR/UESPI na Pasantía, Aurinice Sampaio

O intercâmbio aconteceu na cidade de Juiz de Fora (MG) entre os dias 28/06 e 05/07. A representante da UESPI foi a Coordenadora do curso de Educação Física do PARFOR, Aurinice Sampaio. Segundo ela, os representantes de outros países não conheciam a ação do PARFOR e passaram a entender seu funcionamento através das atividades realizadas na UESPI, compartilhadas no evento pela coordenadora. “É uma troca de experiências de como a educação básica atua nesses vários países e as impressões que ficam são as melhores possíveis. Foi muito proveitoso”, relata.

O Coordenador geral do PARFOR/UESPI, Prof. Raimundo Dutra, explica que “O PARFOR é um programa federal, mas com atuação diferente nos Estados. NO PARFOR da UESPI não ficamos apenas no ensino, também aliamos a pesquisa e extensão”. Dutra enfatiza que a instituição se destaca ainda pela grande abrangência do projeto. No início de junho o Prof. Dutra e a Vice-Reitora da UESPI, Profa. Dra. Bárbara Melo, foram a Macaé (RJ) participar de outra Pasantía e mostrar ao Mercosul o trabalho do PARFOR na Universidade Estadual do Piauí.

Fonte:
Assessoria de Comunicação – UESPI