Professores formadores participam de reunião técnica do PARFOR

A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, reuniu 80 professores formadores, selecionados no Edital nº003/2019-PARFOR/PREG, no Auditório do Palácio Pirajá, dia 02/12, com o intuito de apresentar a estrutura do programa e orientar os docentes para o próximo semestre letivo, que começa dia 06 janeiro de 2020.

O reitor em exercício, prof Dr. Evandro Alberto, fala para os professores formadores do PARFOR

Os professores formadores presentes irão ministrar as disciplinas específicas e de prática pedagógica disciplinar. As aulas ocorrerão em 14 turmas com cursos de licenciatura, nas áreas de Educação Física, História, Matemática, Geografia, Letras/Português e Pedagogia, situadas nos municípios de Anísio de Abreu, Beneditinos, Bom Jesus, Cristino Castro, Currais, Luzilândia, União e Uruçuí.

A reunião técnica objetivou compartilhar informações sobre as demandas pedagógicas, discutir a função dos docentes na formação de professores da educação básica e apresentar a estrutura do programa implementado na UESPI, em 2010, ofertando cursos de primeira e segunda licenciatura.

A coordenadora geral, professora Msc. Elilian Basílio e Silva, abriu a reunião informando que o II Encontro Pedagógico de Professores Formadores não aconteceu por questões operacionais. “Essa é uma reunião de caráter excecional com informes importantes a serem repassados. O II Encontro Pedagógico será realizado no próximo ano com mesas temáticas, relatos de experiências, apresentação de palestras. Por mais que tenhamos experiência, é importante pensar e refletir sobre as práticas pedagógicas”.

O reitor em exercício, prof Dr. Evandro Alberto, falou sobre a importância para os professores que estão nos municípios. “Nós sabemos o quanto o programa tem contribuído para melhorar os índices da educação. O professor formador tem a missão de levar formação, qualificação.  A UESPI fica feliz em saber que os alunos do PARFOR estão tendo aulas com professores gabaritados. Queremos agradecer a todos vocês pelo compromisso.”

Logomarca do I Seminário do Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – SEIPARFOR.

Na oportunidade, a coordenação geral apresentou para os professores formadores a identidade visual do I Seminário do Práticas Pedagógicas Interdisciplinares -SEIPARFOR, que será realizado em 2020.  A professora Elilian Basílio disse que os docentes devem se preparar para dar o suporte necessários aos cursistas. “Com as 14 novas turmas queremos fazer um trabalho inovador, considerando que é possível organizar um grande evento científico com as pesquisas produzidas em sala de aula.”

A Coordenadora Geral, Profª Msc Elilian Basílio e Silva, e a Coordenadora Adjunta, Profª Msc. Ermínia Maria do Nascimento Silva, apresentam as demandas para o próximo período letivo do PARFOR.

Assessoria do Comunicação