RECITAL | Evento propõe debate sobre situação do negro no Brasil

filipeta_recital

Clique na imagem para ampliar a programação.

O Recital para a Liberdade será um momento para refletir sobre a situação do negro no Brasil. O evento em alusão ao dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, ocorrerá no dia 21 deste mês na Praça Francisca Trindade (Praça dos Bambus, no CCSA) na Universidade Estadual do Piauí – UESPI e terá como atrações um varal e um recital de poesia, show musical com Cosme Neto, aluno do 3º bloco do curso de Letras/Português do PARFOR/UESPI em Piracuruca e a exposição de roupas e acessórios afro. No auditório do Pirajá será realizada a oficina “Rima e Poesia” a partir das 14h [Confira a programação completa clicando sobre a imagem].

Apesar de o Brasil ter avançado com políticas afirmativas, os indicadores sociais demonstram que ainda há um longo caminho a percorrer quando se fala de justiça social no país. Segundo o documento Mapa da Violência, os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos no Brasil, atingindo especialmente os que são homens, negros e pobres.

As atividades visam chamar a atenção das pessoas para refletir sobre essa situação lembrando que o Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão, que perdurou por quase 300 anos. Só em 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea, que libertou o negro da escravidão, mas que não foi acompanhada por outras leis ou projetos que amparassem os recém-libertados.

O evento será promovido pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR da Universidade Estadual do Piauí – UESPI em parceria com o grupo afro Afoxá e com o Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro – NEPA da UESPI.