GÊNERO | Curso visa contribuir no combate à violência contra a mulher

Violencia arte

Curso visa contribuir no combate à violência contra a mulher.

A violência contra a mulher é um fenômeno crescente na sociedade, mas que muitas vezes não percebido. Por isso, o PARFOR/UESPI concebeu o projeto “Violência contra a Mulher e Violência de Gênero: uma intervenção a partir do cotidiano escolar”, que pretende contribuir para mudar essa realidade no meio social através da formação de professores sensíveis à essa questão.

A prática pedagógica se constitui como uma via de sensibilização, construção de consciência e transformação de práticas. Assim, o projeto vai elaborar estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher e à violência de gênero e sensibilizar os profissionais da Educação Básica para identificar e intervir em situações de violência contra a mulher.

Muitas vezes, a violência contra a mulher ocorre sem que percebamos.

Este curso de formação será ofertado em Picos nos dias nos dias 15 e 16 de maio, em Campo maior nos dias 12 e 13 de junho e em São Raimundo Nonato nos dias 26 e 27 de junho. O trabalho será coordenado pela Prof. Ma. Maria Dulce Silva – Psicanalista, Assistente Social, Professora aposentada da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ex-Diretora de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Piauí, membro do ENGENDRE/UFPI, ativista do movimento feminista, participa da Articulação de Mulheres Brasileiras e de outros coletivos feministas.

As inscrições podem ser realizadas nas seguintes datas: Picos – 04 a 13 de maio; Campo Maior – 01 a 10 de junho; São Raimundo Nonato – 15 a 24 de maio, nas respectivas coordenações locais de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h30.

Temáticas que serão trabalhadas:

• Relações de Gênero;
  • Sexo e gênero uma distinção;
  • Violência contra a mulher em seus múltiplos e vários contextos;
  • Violência doméstica;
  • Violência sexual;
  • Ciclo da violência dinâmica;
  • Violência contra as Mulheres: Dimensão legal;
  • Políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres no Piauí e no Brasil.

Carga horaria: 60h
Vagas: 120 para alunos do PARFOR/UESPI