Em Bom Jesus, a disciplina de Geografia Regional buscou estimular as características e conhecimento dos cursistas de Geografia. Como desafio, os professores ministraram aulas do conteúdo visto para a atuação na educação básica.
Para o professor Msc Igor Pinheiro, ministrante da disciplina, todo conhecimento científico necessita de transposição da linguagem conceitual para a educação básica (sala de aula).
“Como o curso é de formação de professores de Geografia, é essencialmente relevante os cursistas durante a própria disciplina oportunizarem abordagens do conceito/categoria “Região” semelhantes à prática docente desempenhado pelo professor no chão da escola”, conta o professor formador que propôs a atividade.
A disciplina abordou no decorrer dos dias outros conteúdos metodológicos, como de leituras, debates, exposição de slides, apresentação de documentário envolvendo o conhecimento geográfico da área de estudo. No último dia, os grupos apresentaram suas aulas-piloto de Região simulando o ambiente da sala de aula do ensino médio e o ‘resultado foi positivo”, segundo o professor.
Os cursistas produziram “aulas-piloto” com o intuito de vivenciar a transposição didática do conhecimento geográfico de região em conhecimento escolar. “Foi destacado um livro didático do ensino médio (levado por mim) e um recurso didático não-convencional (charge, música, cordel e jogos) para serem trabalhados de maneira articulada nas aulas-piloto”, conta.
Os alunos da turma de Geografia, que estão VII Bloco, já possuem experiência docente em outras áreas e já cursaram as disciplinas de “Metodologia do ensino de Geografia”, “Cartografia Escolar”, “Didática”, PPIs e realizaram o primeiro estágio curricular.
Segundo o professor, muitos cursistas já tiveram a chance de mediar o conteúdo geográfico com o auxílio de ferramentas culturais. “Tais ferramentas promovem a interação entre os sujeitos que envolvem o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, bem como proporcionam maior dinamicidade às aulas, diminuindo a visão estereotipada da Geografia como disciplina “decoreba”, afirma.
Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR